ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: CONHECENDO CANTARES - Se Liga na Informação





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: CONHECENDO CANTARES

Compartilhar isso
Versículo do dia
"Eu sou a rosa de Saron, o lírio dos vales.", Ct 2.1

Para impactar
O livro de Cantares é uma poesia que narra a história de amor de Salomão e Sulamita, sua esposa. É também a representação do amor de Deus por Israel.

Textos de Referência.
Ct 6.1-4

Introdução
Falar do livro de Cantares, é falar do amor entre homem e mulher, um amor verdadeiro, intenso e vivo, porém, em alguns momentos, assim como nos outros sessenta e cinco livros bíblicos, podemos ver em alguns versículos o apontamento para Jesus.

#pontochave
“Um homem de Deus deve respeitar a individualidade de sua amada, pois isso demonstra um verdadeiro amor."
1. COMPREENDENDO CANTARES
"E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.",1 Rs 4.32 Salomão escreveu mil e cinco cânticos, mas com certeza esse foi o que mais repercutiu na História, pois fala do amor de um homem e uma mulher, e por diversas vezes as passagens apontam para Cristo. 

1.1 Um grande amor
O livro de cantares narra a história de amor entre Salomão e a Sulamita, mostra seus momentos de intimidade, de respeito e de cumplicidade com a amada.
Estudiosos dividem o livro de Cantares em três fazes: namoro, noivado e casamento. 
Este livro deixa conselhos de como o amor entre o homem e a mulher devem ser conduzidos.
Salomão trata sua amada como amiga: 
"Eis que és formosa, ó meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas.", Ct 1.15 Salomão trata sua amada como alguém pura:
"Porém uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe, e a mais querida daquela que a deu à luz; viram-na as filhas e chamaram-na bem-aventurada, as rainhas e as concubinas louvaram-na.", Ct 6.9

1.2. Respeito pelo amor
Salomão deixa claro em Cantares o valor de se respeitar a quem se ama:
"Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira.", Ct 2.7 Ele diz que o amor deve ser despertado por sua amada de acordo com sua vontade, respeitando tempo e espaço.
Um homem de Deus deve respeitar a individualidade de sua amada, pois isso demonstra um verdadeiro amor.
Um homem respeitador é reconhecido por sua amada:
"Eis que és formoso, ó amado meu, e também amável; o nosso leito é viçoso.", Ct 1.16

#pararefletireadorar


"Acredito que a família foi estabelecida muito antes da igreja, e o meu dever é primeiro com minha família. Não devo negligenciar minha família". D.L. Moody

2. APONTANDO PARA CRISTO
"Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros.", Ct 2.8


2.1. A rosa de Saron
Apesar de não haver uma conotação expressa de Cristo ser a rosa de Saron e nem o lírio dos vales, uma grande corrente teológica trata como uma simbologia de Jesus, já que a rosa no deserto de Saron era conhecida por sua fragrância inigualável, assim como Cristo, que também é inigualável.
João Batista tratou sobre quem era Jesus e o quanto Ele é inigualável:
"E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas.", Mc 1.7

"...demonstrando que o amor entre o homem e a mulher é comparado ao amor entre Jesus e a Igreja."

2.2. A vinda do Senhor
Cantares 2.8 é considerado uma passagem que traz, em sua essência, uma profecia sobre a vinda de Cristo, e ainda trata do Seu poder e glória, quando se refere ao termo "saltando pelos montes".
É muito interessante compara esta passagem com a passagem de Jeremias que trata do Senhor dos Exércitos como aquele que vem em meio aos montes.
"Vivo eu, diz o rei, cujo nome é o Senhor dos Exércitos, que certamente como o Tabor entre os montes, e como o Carmelo junto ao mar, certamente assim ele virá.", Jr 46.18

3. UM AMOR SINCERO
"As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.", Ct 8.7

3.1. Salomão e a Sulamita
Dentre tantas juras de amor entre Salomão e a Sulamita, o capítulo oito no versículo sete nos chama a atenção pelo fato de tratar esse amor acima de qualquer bem material, acima dos próprios interesses, demonstrando que o amor do esposo pela esposa deve ser sincero e acima de interesses, de bens, sem vaidades, apenas amor.

3.2. Cristo e a Igreja
Muitos estudiosos não aceitam que se compare o amor entre Cristo e a Igreja com o amor entre Salomão e a Sulamita, já que um fala de amor entre homem e mulher e o outro do homem para com Deus.
Porém, a própria Bíblia, através da carta de Paulo aos Efésios faz esse comparativo, tratando o homem como uma simbologia de Cristo e a mulher simbolizando a Igreja; demonstrando que o amor entre o homem e a mulher  é comparada ao amor entre Jesus e a sua Igreja.
"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.", Ef 5.25

Conclusão
O livro de Cantares é um manual poético de como um relacionamento entre o homem e a mulher pode ser sincero e verdadeiro, assim como o relacionamento de Cristo com a sua Igreja, um amor verdadeiro.

#aprendeu
1. Do que trata o Livro de Cantares?
2. Como é visto Cantares 2.8? 
3. Muitos estudiosos não aceitam qual comparação?

Fonte: Revista Betel Conectar


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário