Qual o papel da mulher cristã na igreja? - Se Liga na Informação



Qual o papel da mulher cristã na igreja?

Compartilhar isso

(Filipenses 4.3) "E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida".  isso aqui nos indica que a mulher pode fazer a obra de Deus. Mas o que a mulher pode fazer? Que função ela pode exercer? A bíblia tem a resposta. A mulher não pode exercer funções de liderança ministerial. (1 Timóteo 2.12) "Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio". Na tradução (NVI) diz "sobre o homem". Isso indica que a mulher não pode ser autoridade máxima dentro da igreja. Já começamos a ter algum vislumbre do assunto. No decorrer do estudo vamos chegando a conclusão.


Nos requisitos para o pastorado escrito por Paulo, ele faz referência a homens (1 Timóteo 3.2) "Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher". no livro de (Tito 1.5-6) cita as mesmas qualificações. Então fica claro que para cargos de liderança a bíblia faz referência a homens. Jesus escolheu doze discípulos e não cita nenhuma discípula, doze apóstolos e não cita nenhuma  apostala. Cita sacerdotes e não sacerdotisas, bispos e não bispa, pastores e não pastoras.



Analisando novamente (Filipenses 4.3) onde pediu para ajudar as mulheres que trabalharam com ele na obra. entendemos que mulher pode ter cargo inferior, pode evangelizar porque trabalhar na obra sem evangelizar não tem como. Temos um exemplo de mulher que evangelizar, Priscila (Atos 18.26) onde ela esclareceu melhor Apolo acerca da palavra. Apolo tinha conhecimento mas era limitado.
Alguns entendem que uma mulher por nome de Febe era diaconisa por causa de (Romanos 16.1) onde diz que Febe servia na igreja. E diácono significa "servir". Em (Romanos 16) Paulo saúda algumas mulheres que trabalharam com ele na obra, no verso 3 cita Priscila e Áquila, cita "Maria que trabalho muito por nós".



Mulher não pode ter cargo de liderança ministerial sobre toda a igreja, mas pode pregar, orar, palestrar, profetizar. Paulo disse em (1 Coríntios 11.5) "toda mulher que ora ou profetiza..." Isso é na igreja pois até o título do assunto na tradução (ARC) diz: "como as mulheres devem apresentar-se na igreja".



Então (1 Coríntios 14.34-35) onde no verso 34 diz que as mulheres devem ficar caladas na igreja é mau interpretado. O verso 35 interpreta o 34. Lá diz que não deve interromper o culto com perguntas que poderiam fazer em casa para seus maridos. Se não pudesse falar nada, haveria uma contradição com (1 Coríntios 11).



Para encerrar, antes que alguém cite Débora e Miriam como de praxe, eu digo antes que Miriam era profetiza, Débora era juíza e profetiza, elas tinham dons como hoje, mas não era ordenada, não eram sacerdotisa, nem apóstala.



Em (Gênesis 2) deixa claro que a mulher foi dada como adjutora, auxiliar. Deus ama igualmente homens e mulheres, mas a cada um ele deu um papel no lar e na igreja. A liderança ministerial desde o princípio Deus entregou ao homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário