APOLOGÉTICA: Quem de fato venceu, vence e vencerá? - Se Liga na Informação





APOLOGÉTICA: Quem de fato venceu, vence e vencerá?

Compartilhar isso

Por Maurício Montagnero
Talvez você leitor ao se deparar com este texto esteja ainda no período de carnaval, ou já passou esses dias de carnalidade, mundanismo e aberrações. O carnaval, que tem o sentido de adeus a carne, pois será os últimos dias de folia e prazer antes de entrar no processo de “santificação” com a quaresma que precederá a páscoa (pura hipocrisia), é uma mancha a qual precisa urgentemente ser removida de nossa linda cultura brasileira.
Já não basta tantas prostituição, drogas, bebedice, traição, adultério, degradação de patrimônio público, uso equivocado do dinheiro público e outros absurdos, agora em 2019 a escola de samba Gaviões da Fiel (que é uma vergonha para o torcedor corintiano) em seu samba-enredo (reedição de 1994 de A Saliva do Santo e o Veneno da Serpente) e apresentação na segunda noite, na cidade de São Paulo, mostrou satanás (um ser espiritual da maldade na tradição Cristã) enganando e maltratando com seu tridente um santo chamado de Antão (monge cristão que viveu no Egito no século III). Todavia, a representação artística de Antão era perfeitamente entendível que não era a ele que se referia, mas, sim, a Cristo Jesus (a expressão de Deus para a tradição cristã): 1) Carregava coroa de espinhos, 2) Apenas um tecido enrolado no quadril e 3) Quedas com braços estendidos em forma de cruz. Ninguém é bobo e sabe o que significa símbolos!
Isto é uma afronta e falta de respeito ao cristianismo. Mas para variar qualquer outro segmento social que é banalizado por alguém se manifesta furiosamente e as pessoas têm que sofrer as consequências e ofensas da mídia, do governo, da sociedade; e ser taxado disso ou daquilo. Porém, quando é o cristianismo a ser ridicularizado, vez pela parada gay, vez por sambas-enredos, ninguém se manifesta e não faz nada para defender nosso direito. VERGONHA!!!
A VERDADEIRA VITÓRIA
Embora haja tal ridicularização com a fé cristã a verdade continua, e o teatro desta apresentação não passa realmente de teatro, pois a realidade foi, é e será outra. Foi porque na morte de Cristo na cruz e Sua ressurreição se cumpriu o que fora dito em Gênesis 3.14a e 15: Então o Senhor Deus declarou à serpente (satanás): “Uma vez que você fez isso… Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência (o pecado produzido no Éden e todos homens pecadores) e o descendente dela (a raça humana até chegar em CRISTO JESUS), este (JESUS) ferirá a sua cabeça e você (satanás) ferirá o calcanhar”. Isto que aconteceu, na cruz Jesus pisou na cabeça de satanás e o derrotou!
É porque Jesus fez uma promessa em Mt 16.18 que a igreja foi edificada em seu nome (na confissão que Pedro fez no verso 16: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”) e que as portas do inferno (que é liderado por satanás) não iriam vencê-la. Depois ao ler o livro de Atos vemos de fato que não venceu, a igreja avançou, mudou histórias de vidas e civilizações e assim continua a fazer. Toda vez que há uma confrontação direta entre a igreja e quem ela compõe (os cristãos) com satanás e sua hostis, vê-se a vitória, através do NOME DE JESUS, dos primeiros sobre os segundos…
Será porque o futuro de satanás será o aprisionamento milenar no abismo (Ap 20.2 e 3), depois solto para enganar as nações (vs/8), porém seu fim definitivo será a condenação eterna no lago de fogo e enxofre com toda sua corja (vs/9 e 10; Mt 25.41).
UM POUCO DE DOUTRINA
Já que falamos de satanás vejamos um pouco e resumidamente sobre a doutrina que trata deste assunto (satanologia). Assim faremos em formas de quatro perguntas e quatro respostas:

1. Satanás é um ser real?
Sim! Tem inteligência (2 Co11.3); emoções (Ap 12.17 [raiva]; Lc 22.31[desejos]; Is 14.12 – 14; 2 Tm 2.26 [vontade própria]). Tem pronomes pessoais usados para ele, e visto como uma pessoa (Jó 1; Mt 4.1 – 12). Ele é responsável pelos seus atos (Mt 25.41).
2. Quem é Satanás? Discorra sobre o estado original e a queda de Satanás?
Ele é um ser real, como visto acima. Um ser criado (Ez 28.15), era querubim ungido (Ez 28.14), possivelmente o mais exaltado das criaturas angelicais, (Ez 28.12). Enfim, um ser espiritual por pertencer à ordem angelical dos querubins. Ele caiu, pois foi achado iniquidade nele (Ez 28.15), que é reconhecido como arrogância, vaidade e soberba (1Tm 3.6), pela sua posição obtida (Ez 28.16). Assim quis ser igual a Deus e subir acima dEle (Is 14.12 – 14).  
3. Foi Deus quem criou Satanás? Explique.
Sim! Satanás foi um ser criado (Ez 28.15), e toda criação foi realizada por Deus (Gn 1), por intermédio de Jesus (Jo 1.2; Cl 1.15 – 17).
4. Quais os outros nomes de Satanás?
Antiga serpente (Ap 20.2); Dragão Vermelho (Ap 12.3; 7 e 9); Acusador (Ap 12.10); Tentador (Mt 4.3; 1Ts 3.5); Principe deste mundo (Jo 12.31); deus deste século (2Co 4.4); príncipe da potestade do ar (Ef 2.2); espírito que agora atua nos filhos da desobediência (Ef 2.2); Belzebu (Lc 11.15); e Belial (2Co 6.15).
CONCLUSÃO
Então amados leitores, apesar de satanás ser poderosos e viver para enganar as nações (Dn 10.13 e 20; 1Ts 2.18), cegar o entendimento dos ímpios (2Co 4.4; por exemplo o samba-enredo em questão) e tentar os cristãos (1Ts 3.5), nos mantenhamos firmes em combatê-lo com a força e o poder de Deus através da armadura espiritual (Ef 6.10 – 20), resistindo-o e sujeitar-se a Deus (Tg 4.7) e sendo sóbrios e vigiando (1Pe 5.8).
Encerrando, não posso deixar de lado o fato de satanás ser alguém que esteja sobre o controle total de Deus para fazer a vontade dEle que é soberana e desconhecida completamente a nós. Além de ser um derrotado por natureza é um sujeito a própria vontade do soberano Senhor. Conforme Lutero disse, “o diabo é o diabo de Deus”, Calvino também argumentava que todas as influências demoníacas e satânicas do mal estavam sob o comando soberano de Deus e estão sob o controle do verdadeiro Soberano do Universo. ENTÃO, gaviões da fiel, fiquem com seu teatro, que nós ficamos com a verdade e do lado vitorioso, de CRISTO JESUS!

Fonte: NAPEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário