Escola Bíblica Dominical: O Espírito Santo no evangelho de Lucas - Se Liga na Informação





Escola Bíblica Dominical: O Espírito Santo no evangelho de Lucas

Compartilhar isso
Texto Áureo
"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.", Lc 24.49

Verdade Aplicada
O evangelho de Lucas conta-nos a história de Jesus com a ativa participação do Espírito Santo.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Lc 11.9-12
9 – E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; 
10 – Porque qualquer que pede, recebe; e quem busca, acha; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.
11 – E qual o pai dentre vós que, se um filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?
12 – Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Lc 11.13 – Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

Introdução
Nesta lição veremos o destaque dado a pessoa do Espírito Santo por Lucas. Tal ênfase não foi por acaso, mas uma forma consciente de expressar a ação divina em toda a vida do Senhor Jesus Cristo.

1. NASCIMENTO E INFÂNCIA DE JESUS 
O agir do Espírito Santo na pessoa de Jesus foi profeticamente registrado no Antigo Testamento. A participação ativa do Espirito Santo na vida de Jesus o acompanhou desde a Sua concepção na jovem Maria até a Sua morte e ressurreição.


1.1. Sua concepção sobrenatural
Quando o anjo Gabriel levou as novas de alegria para Maria, disse-lhe: “Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus” (Lc 1.30). Acrescentou ainda que ela seria mãe daquele que herdaria o trono de Davi, seu pai, e que reinaria eternamente na casa de Jacó. Maria tratou logo de perguntar a Gabriel como sucederia isso, visto que ela era virgem e não era casada. O anjo Gabriel respondeu-lhe usando duas expressões: "descerá" e "te cobrirá" deixando claro que a concepção de Maria será o resultado de uma atividade divina.


1.2. Seu nascimento
Quanto ao nascimento de Jesus, não há nenhuma declaração explicita de ação da terceira pessoa da Trindade. Porém ao analisarmos a narrativa de Lucas e dos outros evangelhos, percebemos o Espirito de Deus intervindo e conduzindo a história de modo inequívoco! Saiu um decreto de César Augusto para que todo mundo se alistasse. Dessa maneira José vai ao seu lugar de origem (Belém) com a gestante Maria e lá ela tem o bebê Jesus (Lc 2.1-7). Portanto, tal relato é um testemunho da ação soberana de Deus para o cumprimento de Seu plano (Mq 5.2). O mesmo Espirito Santo, que revelou e capacitou Miquéias, age para fazer cumprir a Palavra de Deus.

1.3.Seu desenvolvimento


Jesus cresceu em uma família piedosa, lugar onde os filhos desde cedo eram orientados a temerem a Deus (Lc 2.39-52). Não sabemos maiores detalhes sobre a vida particular dele, mas Lucas traz-nos um fato curioso. Por ocasião da Páscoa, quando Jesus tinha doze anos, seus familiares viajaram para Jerusalém e lá Ele permaneceu conversando com os doutores da Lei. Enquanto isso Seus pais regressaram. Durante a viagem, perceberam que Jesus não estava entre os da família e retornaram para Jerusalém. Lá o encontraram assentado entre os doutores, e estes admirados da Sua inteligência. A inteligência, submissão e desenvolvimento de Jesus não deixa dúvida de que também era assistido pelo Espírito Santo.

2. O MINISTÉRIO PROFÉTICO DE JESUS
Constataremos de modo inequívoco o agir poderoso do Espirito na vida de Jesus em Seu ministério público. Analisaremos três pontos que consideramos principais: o batismo em água, Sua autoridade sobrenatural e também os Seus ensinos.

2.1. O batismo em água
O anjo Gabriel disse que João seria cheio do Espirito Santo desde o ventre de Izabel, sua mãe (Lc 1.15,44), João não era o Ungido prometido. João Batista tornou-se homem, pregador no deserto da Judeia e cheio do Espirito Santo. Num certo dia João estava batizando muitas pessoas e entre elas estava Jesus, que veio de Nazaré. Ele foi batizado e permaneceu em oração ali.
Enquanto Jesus orava, o céu se abriu e veio sobre Ele o Espirito Santo em forma corpórea como pomba. A seguir, ouviu-se uma voz do céu, que lhe dizia: “Tu és meu Filho amado: em ti tenho comprazido” (Lc 3.22).

2.2. O ministério de milagres
Moisés profetizou que Deus levantaria dentre os filhos de Israel um profeta semelhante a ele, ou seja, que viria com um ministério de milagres, e este profeta deveria ser ouvido (Dt 18.15, 18-19). O profeta Isaías profetizou acerca do ministério messiânico:
"O espírito do Senhor Jeová está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas", (Is 61.1). Isso significa que este profeta seria ungido de tal maneira pelo Espírito Santo, que teria um ministério de milagres e que beneficiaria o povo de várias formas. O ministério de Jesus foi uma luz para os que habitavam nas trevas e sombra da Morte (Lc 4.17-29), através de Sua Palavra, libertação dos oprimidos e curas (At 10.38).

2.3. Seus ensinos
Os ensinos de Jesus são os ensinos do Espirito Santo dados aos Seus discípulos e à multidão em Seu ministério profético. Quando Zacarias é cheio do Espirito então passa a profetizar (Lc 1.67). Quem ensina como convém falar é o Espirito Santo (Lc 12.12). Toda a sabedoria e ensino do Mestre vêm do fato dEle ser ungido pelo Espírito Santo para "anunciar o ano aceitável do Senhor" (Lc 4.18-19). Será que as nossas palavras provém do Espírito Santo quando falamos, aconselhamos ou evangelizamos alguém?

3. JESUS E O ESPÍRITO SANTO
Destacaremos pontos importantes sobre o relacionamento de Jesus e o Espirito Santo. Veremos como Ele se alegrou no Espirito e dois de Seus principais ensinos apresentados por Lucas em seu evangelho.



3.1. Jesus se alegra no Espirito Santo
A alegria de Jesus Cristo no Espirito Santo diz respeito ao progresso de Seu ministério através de Seus discípulos (Lc 10.21). Inicialmente, Jesus preparou e enviou doze discípulos (Lc 9.1-6). Dada, a grandeza do desafio, Ele preparou e enviou mais setenta para que pregassem, curassem e libertassem nos arredores de Israel (Lc 10.1). Ao regressarem os setenta com alegria, com relatório positivo e testemunhando que até os demônios se lhes sujeitavam, Jesus se alegrou no Espírito Santo. Esta é a alegria de fazer o trabalho de Deus à maneira dEle. Há uma alegria imensa a ser experimentada por todos os que fizerem o trabalho de Deus à maneira do Espirito Santo.

3.2. Jesus ensina como receber o Espirito Santo
O segredo do êxito ministerial de Jesus era agir em perfeita sintonia com o Espirito Santo (Lc 11.9-13). Tal êxito procede da oração perseverante a Deus (Lc 11.9). Jesus não está Falando de buscar coisas, mas de buscar arduamente o Espirito Santo até recebê-lo da parte do Pai. Infelizmente, as pessoas tem aprendido a buscar coisas, prosperidade e por fim acabam mortas em sua vida espiritual. Se buscassem insistentemente o Espírito Santo, experimentariam a vida com abundância que Jesus prometeu (Jo 10.10b); também experimentariam uma habilitação especial para servir ao próximo segundo o poder de Deus e uma alegria indizível (Lc 11.5-8).


3.3. Jesus envia a promessa de poder.
A promessa de poder é também chamada de virtude do Espirito Santo, ou ainda batismo com Espirito Santo (Lc 24.49; At 1.5, 8). Ou seja, significa ser mergulhado no Espirito Santo de tal forma que a pessoa se torna uma testemunha eficaz, tanto em palavras, quanto no uso dos dons espirituais. A promessa de poder é uma autoridade para ampliar o Reino de Deus na terra, poder este para ser exercido contra o pecado, capaz de desfazer as obras do diabo. Este batismo é recebido através da oração perseverante, o que Jesus chama de “permanecer em Jerusalém”.

CONCLUSÃO
O segredo do êxito do Senhor Jesus Cristo em alcançar os corações estava na sua dependência estrita ao Espirito Santo, o que se tornou um exemplo a ser seguido por nós, Seus discípulos, de modo imperativo.
QUESTIONÁRIO  
1. O que o anjo Gabriel disse a respeito de João Batista?
2. O que Moisés profetizou?
3. Quem ensina como convém falar?
4. A alegria do Espírito Santo diz respeito a quê?
5. Qual foi o segredo do êxito ministerial de Jesus?

Fonte: Revista Betel

AJUDE ESSA OBRA! CLIQUE NO ANÚNCIO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário