O crente e o Evangelho de Cristo em sua vida cotidiana engajada ou superficial - Se Liga na Informação





O crente e o Evangelho de Cristo em sua vida cotidiana engajada ou superficial

Compartilhar isso

Muita gente não abre jamais uma Bíblia Sagrada para ler e meditar a Palavra de Deus. Você, com seu exemplo e atitudes, é a única Bíblia, o único Evangelho que muitas pessoas leem. Nas Escrituras existe o Antigo e o Novo Testamento. Você é o Novo, em versão moderna. Há muitos olhares observando seu comportamento, lendo seu semblante, interpretando sua opinião, escarafunchando e decodificando o modo como expressa suas emoções. Capriche, então.

Muitos cidadãos compram caríssimas Enciclopédias, Dicionários, Coleções volumosas de livros, inclusive, Bíblia luxuosamente encadernada. E deixam a biblioteca à vista em uma estante na sala de estar. De nada adiante esnobar exibindo cultura, enfeitar o hall de entrada da casa e impressionar as visitas. De fato, tal situação impressiona visitantes e confere prestígio ao anfitrião, mas o Evangelho existe para ser lido, meditado, e não para enfeitar os lares de cristãos. A escassez da prática cristã é amplamente ensinada na igreja. É muito fácil verificar se estamos falhando neste aspecto.  

Portanto, se você tem sido um cristão apenas de nome, deixe o Evangelho de Cristo entrar em seu coração e transformar completamente a sua vida. Faça isso sem hesitação. No início, talvez achará que alguns desfechos de circunstâncias são meio sem sentido, mas com o passar dos dias, perceberá que o peso que havia na sua alma está mais leve e uma alegria de viver sem igual toma conta dos seus sentimentos. 

Uma das maneiras de praticar o que a Bíblia ensina, é dar lugar ao costume de oferecer perdão. Muitas vezes magoamos e prejudicamos pessoas sem intenção e sem saber. E muitas vezes outras pessoas nos magoam e prejudicam sem intenção também. Como uma pessoa cristã, é importante perdoar de verdade. A decisão de perdoar precisa ser praticada todos os dias, pois é exatamente esta pequena atitude que promove grandes mudanças.

Alguns cristãos memorizaram muitas passagens da Bíblia, estudaram teologia, conhecem a história da igreja e já devoraram muitos livros religiosos, sabem usar palavras bonitas durante às orações, são convidados como palestrantes em eventos da igreja. Porém, na vida prática, infelizmente, a gente não encontra os frutos desse estudo. O conhecimento bíblico é importante, mas não é o suficiente para agradar a Cristo e ser a personificação da Bíblia que o mundo lê. 

Como está a sua relação entre os membros da sua família? Como vai a convivência com os colegas de trabalho ou escola? Se uma das respostas for "não está bem", é necessário lidar com a situação encarando-a como oportunidade para ser praticante dos ensinos bíblicos. Não é apenas a época do Natal e a atmosfera da chegada do Ano os momentos para reconciliação. Exercite o perdão o mais rápido que puder.


Existe cristão cujo comportamento se assemelha ao balão, aquele clássico invólucro usado nas festas de aniversário de criança, com cores primárias e feito de borracha, em que se enche de ar e é mantido pendurado na parede em posição bem visível. Ao ouvir uma pregação ou ler um livro, a  pessoa se mostra entusiasmada por Cristo e o cristianismo, é tocada pela graça divina e irradia alegria em seu semblante, declara ter propósitos de evangelizar o mundo inteiro, fala sobre a vontade de ser mais tranquila dentro e fora do seu lar. Mas descobre-se que não existe coerência quando os atos dela são confrontados com suas palavras.

Tal pessoa é comparável ao balão inflado de ar porque ela vive uma situação que a qualquer momento acaba ou sempre foi apenas discurso desconectado da realidade. De repente, como a beleza do balão de ar, estoura. A intensidade do entusiasmo termina; os resmungos retomam aos diálogos; o rancor e a indiferença dominam seu coração.

Não basta apenas crer no Evangelho, é preciso vivê-lo também. É sofrível ser crente superficial, falastrão em conversas triviais e mudo quando surge a chance de anunciar a salvação em Cristo. O Evangelho de Cristo existe em forma escrita para ser divulgado, veio até nós para ser compartilhado à vida, para informar corações indecisos que encontramos em nosso cotidiano. É preciso estar consciente quanto à responsabilidade de ser crente perseverante, constante na evangelização em nosso círculo de relações pessoais. Seja apenas por meio de atitudes em correspondência com a doutrina de Jesus ou expondo o conhecimento bíblico em conversas.  

As pessoas desse mundo são propensas a viver em harmonia uma com as outras nos dias que antecedem 25 de dezembro. Para elas, parece haver uma energia positiva no Natal  Mas, será que na condição de cristãos estamos praticando a cordialidade e o perdão na travessia de todos os meses do ano? Para o cristão, a disposição de buscar a paz com todos precisa estar existir todos os dias do ano, não apenas nos dias da véspera do Natal e primeiros dias do Ano Novo. É muito importante viver a cada dia como exemplos de bom cristãos, lembrando que somos a Bíblia para este mundo que está em meio às densas trevas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário