Estudo diz que o evangelho pode ser uma cura para a ansiedade - Se Liga na Informação





Estudo diz que o evangelho pode ser uma cura para a ansiedade

Compartilhar isso

(RNS) – Lieryn Barnett às vezes está tão deprimida, tudo que ela quer fazer é dormir, disse ela.


Outras vezes, ela é tão cheia de energia que fica acordada no meio da noite, cantando ou tocando violão. Ou sua mente dispara ao mesmo tempo que seu corpo não tem energia para fazer nada.
Todos são sintomas do transtorno bipolar com o qual Barnett foi diagnosticado quando era adolescente.
Medicação e terapia a ajudaram a lidar com a doença, disse a mulher de 29 anos.
A fé dela também.
“Cristo dá valor à sua vida, propósito, esperança e segurança eterna. Sem essa esperança, eu provavelmente não estaria aqui hoje ”, disse Barnett, membro da Igreja das Duas Cidades em Winston-Salem, Carolina do Norte, que escreveu sobre suas experiências com transtorno bipolar, depressão e ansiedade.
Um novo estudo da empresa de pesquisa cristã Barna Group sugere que Barnett pode não estar sozinho em sua ansiedade – ou em descobrir que a fé pode ser um trunfo ao lidar com problemas de saúde mental.
“A igreja e as instituições de fé precisam estar emocionalmente conectadas e lugares capazes de lidar com os tipos de questões emocionais, de saúde mental e de ansiedade que esta geração está trazendo para eles”, disse o presidente do Barna, David Kinnaman.
O estudo, divulgado terça-feira (10 de setembro), é o maior da empresa e seu primeiro olhar global sobre o que chama de “geração conectada” – entre 18 e 35 anos.

Em parceria com a agência de assistência cristã World Vision, Barna entrevistou 15.369 pessoas de 25 países, incluindo pessoas de várias religiões e pessoas sem afiliação religiosa. A pesquisa foi realizada em nove idiomas.
Ele descobriu que 4 em cada 10 jovens adultos nos países pesquisados ​​relatam que costumam se sentir ansiosos com decisões importantes, incertos sobre o futuro ou com medo de fracassar.
Além disso, 28% dos jovens adultos relatam que costumam se sentir tristes ou deprimidos. Dos países pesquisados, os Estados Unidos tiveram o maior número de entrevistados que se sentiram assim: 39%.
E 22% dos jovens adultos do estudo relatam que costumam se sentir inseguros em sua identidade.
Um em cada 5 jovens adultos pesquisados ​​atendeu à definição de “ansiedade” de Barna, de acordo com a empresa de pesquisa. Isso significa que os entrevistados selecionaram três dessas quatro afirmações: “ansioso por decisões importantes”, “triste ou deprimido”, “com medo de falhar” e “inseguro em quem eu sou”.
O estudo não abordou questões de depressão ou ansiedade clínica, que requerem a assistência de profissionais de saúde mental.
“Você pode ver que existe essa ansiedade de baixo grau que esta geração está tentando superar”, disse Kinnaman.
A religião pode ajudar com isso, disse o presidente do Barna.
Pessoas de fé são menos propensas a selecionar qualquer uma dessas declarações, de acordo com dados da Barna. Enquanto isso, aqueles que afirmam não ter fé têm mais probabilidade de selecioná-los.

Por exemplo, 37% dos entrevistados que se identificam como ateus, agnósticos ou nenhum relatam que costumam se sentir tristes ou deprimidos, em comparação com 23% dos cristãos e 26% das pessoas de outras religiões.
Natasha Sistrunk Robinson, que falou com Barna durante a elaboração de seu relatório, vê “ansiedade de baixo grau” nos jovens adultos que ela orienta.

Sistrunk Robinson – um palestrante, treinador e consultor – disse que parte da ansiedade vem da pressão que os jovens adultos exercem sobre si mesmos. Os jovens adultos também estão lidando com questões de gênero e raça, disse ela.
Além disso, existe a natureza sempre presente da tecnologia, que deixou jovens adultos constantemente bombardeados por notícias e comparando suas vidas às presenças de mídia social cuidadosamente selecionadas por outros.
Gerações anteriores podem ter enfrentado um ou dois desses desafios, disse ela.
“Mas agora você está tentando navegar por tudo isso de uma vez”, disse ela.
Sistrunk Robinson também sabe que fatores genéticos desempenham um papel na ansiedade, depressão e outras doenças mentais – e que lidar com doenças mentais geralmente requer ajuda profissional.
Ela nem sempre via as coisas dessa maneira. No passado, ela incentivou os jovens que lidavam com doenças mentais a “orar, ir à igreja e ter fé”.
Agora ela percebe que isso não é suficiente.
“Acho que, como pessoas de fé, temos que deixar muito claro que algumas pessoas precisam de atenção médica”, disse ela
O mundo percorreu um longo caminho no entendimento da saúde mental desde os anos 90, de acordo com o rabino David-Seth Kirshner, do Temple Emanu-El, em Closter, NJ. Foi quando seu irmão morreu por suicídio depois de lutar contra uma doença mental.
Kirshner disse que não pode olhar além da primeira fila de sua congregação sem ver alguém lidando com os problemas de saúde mental de alguma maneira – e não são apenas os jovens adultos.
“Independentemente de onde você está socioeconomicamente, qual é o seu histórico, ninguém é imune a isso”, disse ele.
“Todo mundo está lidando com isso de uma maneira ou de outra, e as maneiras pelas quais podemos mostrar às outras pessoas que não estão sozinhas e fornecer ferramentas para ajudar a mitigar a crise com a qual estão lidando, eu acho, são essenciais para progredir”.
A religião tem um papel a desempenhar para aqueles que lidam com ansiedade e outros problemas de saúde mental, de acordo com o rabino.
Uma comunidade de fé pode se reunir em torno de uma pessoa doente, física ou mentalmente, para fornecer apoio, disse Kirshner. O tempo gasto na sinagoga pode ser um refúgio do ritmo agitado da vida cotidiana.
A oração também pode ajudar, ele disse.
Kirshner apontou para o que ele chamou de oração “fique bom” que os judeus oram por gerações, o que ele traduziu como dizendo: “Oramos para que essa pessoa tenha uma cura de seu corpo e a cura de sua alma e mente”
A religião também pode dar às pessoas um senso de identidade e pertença, de acordo com Kameelah Rashad, da Muslim Wellness Foundation.
A fé sempre está entrelaçada com a cultura, disse Rashad. Ela descobriu em seu trabalho com jovens adultos muçulmanos negros que “o Islã é fundamental para a compreensão deles mesmos”.
“Eles diziam: ‘Eu tenho esses dois tipos de identidades direcionadas e marginalizadas, mas também sinto que Deus me fez assim intencionalmente”, disse ela. “Porque sou quem sou, posso ser alguém que realmente ajuda a construir pontes e comunidades. Eu posso ser alguém que simpatiza com outras comunidades marginalizadas. ”
Há um sentimento de que “Deus me apoia”, de que há sabedoria a ser adquirida com as experiências que eles têm, disse ela.
Esse senso de comunidade e identidade tem sido importante para Barnett.
“Doença mental é algo que eu tenho, não quem eu sou. Minha identidade é encontrada em Cristo ”, disse ela.
Ela muitas vezes se preocupa em revelar sua doença a outras pessoas fora de sua igreja, disse ela. Lá, ela sente que pode ser aberta sobre suas lutas.
Ninguém a trata de maneira diferente lá, a menos que seja para oferecer ajuda quando eles sabem que ela está lutando. Seu pastor começou a nomear doenças mentais do púlpito. E ela se sente libertada por uma teologia que deixa claro que ninguém é perfeito.
E a geração do milênio, como Barnett, está liderando o caminho ao falar sobre saúde mental e quebrar o estigma.
“Se você for corajoso o suficiente, compartilhe suas lutas – garanto que você não é o único em sua igreja”, disse ela.
Outras descobertas do estudo de Barna, intituladas “The Connected Generation”, incluem:
* Três quartos (77%) dos jovens adultos pesquisados ​​dizem que os eventos em todo o mundo são importantes para eles e mais da metade (57%) relatam que se sentem conectados a pessoas ao redor do mundo.
* Poucos se sentem conectados às pessoas mais próximas: apenas 1 em cada 3 (33%) relatam que costumam se sentir profundamente cuidados com as pessoas ao seu redor. Um número semelhante (32%) relata que muitas vezes sentem que alguém acredita neles.
* Mais da metade dos entrevistados relatam que a religião é boa para as pessoas (57%) e importante para a sociedade (53%).
* Os jovens adultos cristãos não estão convencidos de que a igreja tem respostas para todas as suas perguntas. Quase metade (47%) dos que têm alguma conexão com o cristianismo dizem que não pode responder a todas as suas perguntas.

A pesquisa foi realizada on-line entre 4 de dezembro de 2018 e 15 de fevereiro de 2019, exigindo alfabetização e conexão à Internet para a participação de jovens adultos. A margem de erro é de 1%, de acordo com Barna.
Artigo publicado originalmente por Religion News Service. Usado com permissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário