Escola Bíblica Dominical: As Bênçãos de Deus - Se Liga na Informação





Escola Bíblica Dominical: As Bênçãos de Deus

Compartilhar isso
Lições Bíblicas nº 60

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Pv 10.6-10;22-24
6 - Bênçãos há sobre a cabeça do justo, mas a violência cobre a boca dos perversos.
7 - A memória do justo é abençoada, mas o nome dos perversos apodrecerá.
8 - O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios ficará transtornado.
9 - Quem anda em sinceridade, anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos ficará conhecido.
10 - O que acena com os olhos causa dores, e o tolo de lábios ficará transtornado.
22 - A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores.
23 - Para o tolo, o cometer desordem é divertimento; mas para o homem entendido é o ter sabedoria.
24 - Aquilo que o perverso teme sobrevirá a ele, mas o desejo dos justos será concedido.
TEXTO ÁUREO
"E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades. Êx 23.25

COMENTÁRIO

Palavra introdutória
No que tange às bênçãos que alcançam o homem em sua inteireza, observemos o seguinte texto: O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água (Sl 63.1). Neste verso, Davi, em um ato flagrante de densa devoção, expressa o anseio que o seu corpo e a sua alma têm do Senhor. O texto traz-nos a ideia de totalidade, de integridade, ou seja, do homem como ser pleno.
Com o grande rei de Israel aprendemos que, ao buscar a Deus, como resultado - e de maneira abrangente - , encontramos satisfação, exultação, júbilo e segurança.
Nesta lição, discorreremos sobre a bênção do bem-estar, do descanso e da salvação, destinadas a nós, os salvos, como seres plenos.

1. A BÊNÇÃO DO BEM-ESTAR
Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma (3 Jo 2). Conhecido nas Escrituras como o apóstolo do amor, João deseja, neste verso, prosperidade aos filhos de Deus, destacando a saúde como uma das principais bênçãos destinadas ao ser humano.
É fato: Deus promete saúde e cura para o Seu povo (Êx 15.26; Sl 103.3; Is 53.4,5).

1.1. A cura em uma perspectiva teológico-bíblica
De um modo geral, as doenças evocam ao ser humano sentimentos como medo e incerteza, e produzem tensão, tanto no doente, quanto aos que com ele convivem. Provavelmente, tal quadro se instaura porque as enfermidades rememoram a condição de finitude do homem; além disso, elas costumam trazer consigo algum tipo de restrição física ou emocional - mesmo as reputadas como simples -, interferindo na qualidade de vida do enfermo, limitando-o e, em alguns casos, isolando-o do convívio social.
O foco nos males que assolam o ser humano, contudo, deve ser pedagógico: quais ensinamentos podem ser extraídos das aflições vivenciadas? É válido considerar o espinho na carne de Paulo; este serviu ao propósito de frear a possível soberba do apóstolo (fosse ele qual tenha sido): E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar (2 Co 12.7).

1.2. A cura física
Os textos vétero e neotestamentários documentam a ação de cura promovida pelo Todo-Poderoso em favor do Seu povo.
Vejamos alguns exemplos.

  • No Antigo Testamento - Abimeleque (Gn 20.17); os filhos de Israel (Nm 21.7-9); Moisés (Êx 4.6,7);  Miriã (Nm 12.10-15); Naamã (2 Rs 5.1-17); e Ezequias (2 Rs 20.5,6).
  • No Novo Testeamento - O filho do oficial (Jo 4.46-54); o paralítico de Betesda (Jo 5.1-9); a sogra de Pedro (Mt 8.14,15); o leproso (Mt 8.2-4); o homem que tinha uma das mãos mirrada (Mt 12.9-13); o criado do centurião (Mt 8.5-13); a mulher paralítica curvada (Lc 13.10-17); o cego Bartimeu (Mc 10.46-52).
1.3. A cura integral
Um dos grandes milagres de cura operado pelo Senhor Jesus aconteceu na cidade de Cafarnaum, tendo como protagonista um homem paralítico (Mt 9.1-8).
Esses versos de Mateus mencionam em que dimensões o Senhor Jesus operou o milagre de cura:

  • dimensão psicológica - Filho, tem bom ânimo (...)(v 2a);
  • dimensão espiritual - Perdoados são os teus pecados (...) - (v. 2b);
  • dimensão física - Levanta-te e anda (...) (v 5b).
Sim, o Senhor Deus ocupa-se em alcançar o homem em sua completude.

2. A BÊNÇÃO DO DESCANSO
A alma humana foi atingida em cheio pelo aguilhão da morte, o pecado (1 Co 15.56); e as primeiras consequências da Queda foram medo (Gn 3.10) e separação de Deus (Gn 3.23,24). Não se pode negar: desde o Éden, decepções, traições, derrotas, frustrações e intranquilidades, associadas à busca por sobrevivência, pessoal e familiar, constituem-se em ingredientes capazes de causar debilidade e cansaço ao corpo e à alma.

2.1. Descanso para o corpo
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Ec 3.1). 
Sabemos que há tempo para todas as coisas, mas nem sempre é fácil perceber a hora de ganhar e a de perder, a de falar e a de ficar calado, a de rir e a de chorar, a de plantar e a de colher, a de planejar e a de agir conforme o planejado. Por isto, devemos pedir a Deus que nos dê o discernimento sobre as estações da nossa vida, a fim de adequar-nos a elas e saber como agir e o que esperar, otimizando o tempo e os nossos relacionamentos, e obtendo o melhor com os recursos que possuímos.
Você tem usado bem o seu tempo aqui nesta terra? Tem equilibrado seu tempo de trabalho e de descanso e lazer? Tem cuidado da sua saúde? Tem separado momentos para dialogar com Deus e receber dele vida, direção e inspiração para continuar sua jornada e cumprir a missão de que Ele o incumbiu?

2.2. Descanso para a alma
Observe, a seguir, algumas atitudes que devem ser tomadas, a fim de se obter descanso para a alma:

  • apegue-se a Deus (Sl 63.8);
  • jamais duvide das promessas divinas (Rm 4.20);
  • busque conhecer os planos de Deus (Jr 29.11);
  • confie na provisão divina (Fp 4.19);
  • busque o livramento que há em Deus (Sl 34.19);
  • lance seu cuidado sobre o Senhor (Sl 55.22);
  • receba a paz que há em Deus (Fp 4.7).

3. A BÊNÇÃO DA SALVAÇÃO
Dentre todas as bênçãos que podemos receber da parte de Deus, a salvação é a maior e melhor delas; e a recebemos não por méritos, mas pela Graça: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Ef 2.8
3.1. Pela graça sois salvos, por meio da fé
A graça é um favor imerecido por Deus ao homem, que dá condições à criatura de existir, abrindo-lhe caminho para relacionar-se com o Criador. A graça é um presente que justifica o injustificável, que salva o odioso, que perdoa o imperdoável e dá vida ao moribundo. Jesus é a graça de Deus!

3.2. Duas portas, dois caminhos, dois destinos, dois grupos
Há duas portas, dois caminhos, dois destinos, dois grupos.
Qual você escolherá?

  • Primeiro: Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos (Jr 8.20).
  • Segundo: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome (Jo 1.12).
Celebre a sua grande e maravilhosa salvação como o filho pródigo que retornou à casa do Pai (Lc 15.32) e cante a plenos pulmões o hino da vitória como o salmista que expressou sua gratidão a Deus:
Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o Senhor te fez bem (Sl 116.7).
CONCLUSÃO
A minha alma engrandece ao Senhor (Lc 1.46). Assim começa o Magnificat, o belíssimo cântico de Maria.
Jamis devemos menosprezar as dádivas celestiais que satisfazem aos anseios do nosso ser. Com Maria, aprendemos a agradecer a Deus por todas as bênçãos que Ele nos têm dado.
Evitemos, pois, pecar contra o Espírito Santo, esquecendo-nos do que Ele tem feito em nós, por nós e por nosso intermédio.

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO

1. De acordo com o que foi exposto nesta lição, responda: Em quais dimensões o Senhor Jesus operou o milagre da cura no texto de Mateus 9.1-8?

Fonte: Revista Lições da Palavra de Deus n° 60

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário