Mural do Paulo Freire é o fracasso da Educação Brasileira, diz Ministro da Educação Abraham Weintraub - Se Liga na Informação





Mural do Paulo Freire é o fracasso da Educação Brasileira, diz Ministro da Educação Abraham Weintraub

Compartilhar isso
Ministro da Educação falou culpou os governos do PT pelo desempenho brasileiro



RIO — O ministro da Educação , Abraham Weintraub , culpou a gestão do PT pelo desempenho brasileiro no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes ( Pisa ) 2018. O Brasil está estagnado há uma década entre os piores níveis de aprendizado avaliados.
— O símbolo máximo do fracasso da gestão do PT começou quando foi construída a lápide da educação. Ela está lá embaixo na entrada do MEC, que é esse mural do Paulo Freire. Representa esse fracasso total e absoluto — avaliou Weintraub.
Segundo ele, há países com gastos similares ao Brasil com desempenho melhores.
— Dinheiro só não resolve. É técnica, é ciência. (Esse resultado) é integralmente culpa do PT, integralmente culpa dessa doutrinação esquerdófila sem compromisso com o ensino. Quer discutir sexualidade e não quer ensinar a ler e escrever — disse.
A média brasileira ficou em 413 no quesito Leitura (57º do mundo), 384 em Matemática (70º) e 404 em Ciências (64º). As notas são levemente mais altas do que o último resultado, de 2015, mas insuficientes para serem consideradas um avanço, segundo o relatório da OCDE.
De acordo com o resultado do teste de 2018, divulgado nesta terça-feira, 43% dos participantes brasileiros não aprenderam o mínimo necessário nas três áreas do conhecimento testadas: Leitura, Matemática e Ciências.


Neste mesmo quesito, a média dos países que formam a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de apenas 13%.
De acordo com o relatório da organização, o desempenho médio do Brasil "em Matemática melhorou no período 2003-2018, mas a maior parte dessa melhoria ocorreu até 2009. Depois, em Matemática, como em Leitura e em Ciência, o desempenho médio ficou estável", diz o texto.
— Não dá para culpar o Temer. Esse exame foi feito no começo de 2018 e ele ficou pouco mais de um ano. Não dá para culpar o cara. Ele é culpado de ser vice da Dilma — afirmou.
Essa não é a primeira vez que Weintraub ataca o mural com uma imagem de Paulo Freire que fica na frente do MEC. Em agosto, ele afirmou em entrevista à rádio Jovem Pan, que 'não tem raiva dele'.

— Tem até um mural muito feito dele no  MEC  que está lá assustando a criançada que passa por lá. Isso que ele é mundialmente conhecido, veja, a aspirina foi feita pelos nazistas. Eu uso, porque? Funciona — afirmou o ministro.
No mesmo dia, ele ainda postou uma foto no Twitter do mural. "É ou não é feio de doer?", escreveu o ministro.
Em nota, o ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante , que ocupou o cargo entre entre 2012 e 2014 e depois entre 2015 e 2016, afirmou que "o atual ministro ataca o PT, que está há quase quatro anos fora do governo, de forma ainda mais descabida agride Paulo Freire e, mais uma vez, não propõe absolutamente nada para a melhoria da educação".
"Os governos do PT patrocinaram uma extraordinária inclusão educacional. Em 2002, 36,9% da população tinham concluído o ensino fundamental, em 2015, atingimos 54,45%, o que reforça que ainda temos um imenso desafio na inclusão escolar. Entre os 5% mais pobres, apenas 6,8% tinham o ensino fundamental, em 2015, eram 30,3%.
Entre os jovens de 6 a 14 anos, praticamente universalizamos o acesso, com 98,2% das crianças e jovens matriculados nas escolas. No ensino médio, tivemos um crescimento de 120% das matrículas, entre 1990 e 2014. Mas o desafio do acesso permanece. Tínhamos, em 2002, 42% dos jovens entre 15 e 17 anos matriculados nessa etapa. Em 2014, atingimos 61,02%, que estão na idade certa, nessa etapa escolar. Hoje, temos 8,1 milhões de estudantes matriculados, mas 1,6 milhões ainda estão fora da escola", afirmou o ex-ministro em nota.

Promessa

Weintraub garantiu que o Brasil vai aumentar o desempenho na próxima avaliação do Pisa, que será realizada em 2021.
— O próximo é responsabilidade minha e isso tem que inflexionar — afirmou.
Para isso, ele elencou uma série de programas que defende para pasta. Afirmou que debateu políticas de alfabetização, inclusive com Nuno Crato, ex-ministro da Educação de Portugal, e que as diretrizes serão passadas a estados e municípios pela internet.
— Vamos melhorar esse rendimento com livro didático, com técnicas diferentes que foram discutidas e começarão a ser implementados no Brasil inteiro.
Há duas semanas, o ministro da Educação, Abraham Weintraub , afirmou que o Brasil estaria "no último lugar da América do Sul" no Pisa. Segundo ele, a declaração se tratava de um "palpite".
No entanto, a nota da Argentina em Matemática foi 379 enquanto a do Brasil foi de 384.  Colômbia, Argentina e Peru tiveram desempenhos piores que os brasileiros em Leitura. Já em Ciências, Argentina e Peru ficaram empatadas com o Brasil com 404.
Ele, no entanto, defendeu na coletiva que não estava errado.
— O Brasil ficou em último lugar em Matemática, na América do Sul. A Argentina ficou empatada em último. Em Ciências também. Ou seja, dois de três quesitos — afirmou o ministro.
O Chile teve o melhor desempenho do continente em Leitura e Ciências. Já em Matemática, quem lidera é o Uruguai. Mesmo assim, estão abaixo da média da OCDE.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário