A Maldição Sobre Canaã - Se Liga na Informação







Lição 27

Gênesis 9:18-29

I. Introdução


A. Esta seção de Gênesis é um registro da depravação do homem. Com um mundo totalmente novo diante de Noé e sua família, Noé cai em pecado. Isso prova que os homens são pecadores (até homens salvos) e devem caminhar perto de Deus para que haja uma vitória progressiva sobre o pecado.




B. Esta seção também é um registro das várias famílias da Terra. Há apenas uma raça humana e vários grupos familiares dentro dessa raça.

II. As Três Famílias. 9:18-19


A. “Ora, os filhos de Noé, que saíram da arca, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã”. Dos três filhos de Noé vieram os vários grupos familiares da raça humana. Os descendentes de Sem são essencialmente o povo semita (judeus e árabes). Os descendentes de Cão são as nações do sul (Oriente Médio, Egito, Arábia do Sul, partes da África, etc.). Os descendentes de Jafé são os indo-europeus.


B. “Estes três foram os filhos de Noé; e destes foi povoada toda a terra”. Dessas três famílias, toda a terra foi povoada.

III. O Pecado de Noé. 9:20-21


A. “E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha”. Não sabemos quando o incidente ocorreu após o dilúvio, mas teve que haver tempo suficiente para Noé cultivar uma vinha que produzisse uvas, o que leva de 3 a 5 anos.




B. “Bebeu do vinho, e embriagou-se”. Noé produz vinho e fica bêbado. Existem duas escolas de pensamento sobre a embriaguez de Noé:


1. Alguns desculpam seu estado de embriaguez por causa da ignorância. Esses estudiosos sugerem que antes do dilúvio, devido ao dossel de água que circundava a terra, havia diferentes condições climáticas. Portanto, não houve fermentação de qualquer tipo, pois não houve exposição de nenhum alimento à luz solar direta. Quando Noé fez vinho, ele não sabia que isso o deixaria embriagado. Ele ficou bêbado por ignorância e, além disso, Deus nunca repreende Noé por esse ato.


2. A maioria dos estudiosos concorda que Noé foi culpado de excesso de indulgência no vinho e perdeu o controle de si mesmo por embriaguez.


NOTA: A embriaguez é sempre chamada de pecado nas Escrituras. Noé que encontrou graça aos olhos de Deus (Gênesis 6:8) e que foi considerado o único na sua era (Gênesis 7:1), caiu em pecado. Isso nos mostra que mesmo os melhores santos de Deus são capazes de pecar se não estiverem caminhando perto do Senhor.


C. "e achava-se nu dentro da sua tenda". A embriaguez de Noé levou à falta de preocupação com a modéstia, pois o álcool sempre diminui a resistência de alguém ao certo e ao errado. Noé provavelmente sentiu calor por causa do efeito do vinho, tirou a roupa e adormeceu em sua tenda; isto é, ele desmaiou.

IV. O Pecado de Cão. 9:22-23


A. “E Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora”. Cão é culpado de algum tipo de pecado sexual contra seu pai, seja em ato ou em pensamento, não sendo registrado. Em Levítico 18, as palavras “ver a nudez” é uma expressão de um ato sexual. Alguns sugeriram um ato de homossexualidade, enquanto outros pensam que Cão foi culpado apenas de maus pensamentos sexuais em relação a Noé e zombava disso com seus irmãos.


NOTA: Observe a repetição das palavras "pai de Canaã". Isso indica que a maldição sobre Canaã foi dada para enfatizar a fonte e o caráter desse pecado. A ênfase está em Canaã.

B. “Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai”. Os outros dois irmãos não tiveram nada a ver com esse pecado e se recusaram a olhar para a nudez de seu pai.

V. A Maldição Sobre Canaã. 9:24-27


A. “Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera”. Havia marcas físicas para mostrar perversão sexual, ou os outros irmãos de Cão relataram o ocorrido ao pai.




B. “e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos”. Essa maldição foi pronunciada sobre Canaã, o filho mais novo de Cão, e sua descendência, não sobre o próprio Cão (Gênesis 10:15-19). Canaã seria colocado sob a maior servidão possível e seria escravo de Sem e Jafé. Esta é uma maldição profética e tem seu cumprimento na história.


1. Deus amaldiçoou Canaã? Foi Cão quem pecou e não Canaã. Por que então Deus amaldiçoa Canaã? Não há uma solução fácil para esse problema, mas há várias sugestões. Primeiro, talvez Canaã estivesse envolvido nessa perversão sexual de Cão, mesmo que não tenha sido registrado. Segundo, alguns pensam que Deus amaldiçoou o filho mais novo de Cão, porque Cão era o filho mais novo de Noé, mas isso faz Deus arbitrariamente amaldiçoar Canaã, sem que Canaã esteja envolvido. Terceiro, e talvez a explicação mais satisfatória seja que os modos licenciosos de Cão também eram traços óbvios em seu filho Canaã. Noé sabia que a tolerância de perversão de Cão, seu deleite nela, também estavam em forma de semente em Canaã. Assim, guiado pela sabedoria divina, ele amaldiçoa infalivelmente Canaã.


NOTA: O ditado "Tal pai, tal filho" se torna aparente em Cão e Canaã. A perversão sexual nesse caso estava definitivamente relacionada à influência dos pais e talvez haja uma conexão genética.
Banner Promo Scadenza 728x90


PONTO: Os psicólogos, que fizeram um estudo sobre a homossexualidade, dizem que a maioria dos homossexuais vem de lares onde há uma influência paterna distorcida. Geralmente, uma mãe dominante e um pai fraco produzem um filho homossexual, ou o oposto produz uma filha lésbica.


2. Como essa maldição foi cumprida na história? De acordo com Gênesis 10:15-19, os cananeus se estabeleceram na área que hoje é a Palestina. Essas tribos cananeias foram todas conquistadas quando Israel entrou na terra, trazendo cumprimento da maldição. Nesse sentido, Canaã finalmente se tornou servo de Sem, como previsto em Gênesis 9:26. Além disso, os fenícios, que eram descendentes de Canaã por Sidon, foram derrotados pelos gregos e romanos jaféticos. Essa maldição foi temporária e cumprida milhares de anos atrás.



NOTA: Descobertas arqueológicas mostraram definitivamente que as religiões cananeias eram debochadas e corruptas. A idolatria deles era uma adoração aos deuses El e Baal; eles praticavam o sacrifício humano e toda a sua religião estava centrada na perversão sexual, que teve sua origem com Cão e Canaã.


3. Por que o caso da maldição de Canaã foi registrado? Na época em que Deus deu essa revelação a Moisés, os filhos de Israel estavam vagando no deserto, preparando-se um dia para entrar na Terra Prometida, que naquela época era a terra dos cananeus. Que incentivo isso deve ter sido para os israelitas saberem que os descendentes de Canaã seriam seus escravos.


4. A maldição está relacionada à raça negra? Absolutamente não! Essa maldição caiu sobre Canaã, não sobre Cão. Três dos outros filhos de Cão estavam absolutamente livres da maldição e nenhum de seus filhos se estabeleceu na África. Os cananeus se estabeleceram no que é hoje a área da Palestina. A arqueologia mostrou que 94% dos Canaanitas eram brancos e 6% pretos.


NOTA: As pessoas que pensam que os canaanitas devem ser escravos estão cheias de ódio racial e são culpadas de uma péssima exegese das Escrituras.


C. “Disse mais: Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo”. Noé pronuncia bênçãos espirituais especiais para os filhos de Sem e as relaciona com Jeová Eloheim. Os filhos de Sem espirituais são os judeus, o instrumento que Deus usou por milhares de anos para ser Sua mensagem ao mundo. Também foram os judeus por quem o Messias veio.



NOTA: Os descendentes de Sem, sejam judeus ou árabes, são pessoas muito religiosas. É interessante notar que as três grandes religiões do mundo são da família de Sem: judaísmo, islamismo e cristianismo.


NOTA: Essa profecia foi literalmente cumprida quando Josué e os exércitos israelitas conquistaram Canaã e suas tribos, tornando essa área o lar dos judeus.


D. “Alargue Deus a Jafé, e habite Jafé nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo”. Foi prometido a Jafé a expansão. Os povos descendentes de Jafé são principalmente aqueles da família indo-europeia. Todo o mundo ocidental foi colonizado pelo povo jafético, e, se considerarmos os chineses e os índios do povo jafético, a maior parte do Extremo Oriente foi colonizada por esse povo.


NOTA: Talvez essa profecia também seja de natureza espiritual e se refira ao grande influxo de povos descendentes de Jafé que seguiriam o único Deus verdadeiro e Seu Messias, Jesus Cristo. Afinal, até este ponto da história, a descendência de Jafé tem sido a maior destinatária do evangelho de Cristo.


NOTA: Essa profecia foi literalmente cumprida quando os poucos descendentes restantes de Canaã foram conquistados pelos exércitos grego e romano, que eram descendentes de Jafé.

VI. A Morte de Noé. (9:28-29).

A. "E foram todos os dias de Noé novecentos e cinquenta anos; e morreu". Nos é dito que mesmo os grandes homens de Deus têm que morrer, mas Deus levantará outros a seguir. No entanto, a morte do santo significa que ele estará com seu Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário