Qual era o significado e o propósito das dez pragas do Egito? - Se Liga na Informação





Qual era o significado e o propósito das dez pragas do Egito?

Compartilhar isso

As dez pragas do Egito – também conhecidas como as dez pragas, as pragas do Egito ou as pragas bíblicas – são descritas em Êxodo 7-12 . As pragas foram dez desastres enviados por Deus ao Egito para convencer o Faraó a libertar os escravos israelitas da escravidão e opressão que haviam sofrido no Egito por 400 anos. Quando Deus enviou Moisés para libertar os filhos de Israel da escravidão no Egito, prometeu mostrar Suas maravilhas como confirmação da autoridade de Moisés ( Êxodo 3:20 ). Essa confirmação servia a pelo menos dois propósitos: mostrar aos israelitas que o Deus de seus pais estava vivo e digno de sua adoração e mostrar aos egípcios que seus deuses não eram nada.

Os israelitas haviam sido escravizados no Egito por cerca de 400 anos e naquele tempo haviam perdido a fé no Deus de seus pais. Eles acreditavam que Ele existia e O adoravam, mas duvidavam que Ele pudesse, ou iria, quebrar o jugo de sua escravidão. Os egípcios, como muitas culturas pagãs, adoravam uma grande variedade de deuses da natureza e atribuíam a seus poderes os fenômenos naturais que viam no mundo ao seu redor. Havia um deus do sol, do rio, do parto, das colheitas, etc. Eventos como as inundações anuais do Nilo, que fertilizavam suas terras cultivadas, eram evidências dos poderes e da boa vontade de seus deuses. Quando Moisés se aproximou de Faraó, exigindo que ele deixasse o povo ir, Faraó respondeu dizendo: “Quem é o Senhor, que devo obedecer à sua voz para deixar Israel ir? Não conheço o Senhor, nem deixarei Israel ir ”(Êxodo 5: 2 ). Assim começou o desafio de mostrar quem Deus era mais poderoso.

A primeira praga, transformando o Nilo em sangue, foi um julgamento contra Apis, o deus do Nilo, Isis, deusa do Nilo e Khnum, guardião do Nilo. Também se acreditava que o Nilo era a corrente sanguínea de Osíris, que renascia todos os anos quando o rio inundava. O rio, que formava a base da vida cotidiana e da economia nacional, foi devastado, pois milhões de peixes morreram no rio e a água ficou inutilizável. Foi dito ao Faraó: “Nisto saberás que eu sou o SENHOR” ( Êxodo 7:17 ).

 segunda praga, trazendo sapos do Nilo, foi um julgamento contra Heqet, a deusa do nascimento com cabeça de sapo. Pensa-se que os sapos são sagrados e não devem ser mortos. Deus fez com que os sapos invadissem todas as partes dos lares dos egípcios e, quando os sapos morriam, seus corpos fedorentos eram amontoados em pilhas ofensivas por toda a terra ( Êxodo 8: 13–14 ).

A terceira praga, mosquitos, foi um julgamento sobre Set, o deus do deserto. Ao contrário das pragas anteriores, os mágicos não conseguiram duplicar esta e declararam a Faraó: “Este é o dedo de Deus” ( Êxodo 8:19 ).
A quarta praga, moscas, foi um julgamento sobre Uatchit, o deus da mosca. Nessa praga, Deus distinguiu claramente entre os israelitas e os egípcios, pois nenhum enxame de moscas incomodava as áreas onde os israelitas viviam ( Êxodo 8: 21–24 ).
A quinta praga, a morte do gado, foi um julgamento sobre a deusa Hathor e o deus Apis, que foram descritos como gado. Como na praga anterior, Deus protegeu Seu povo da praga, enquanto o gado dos egípcios morria. Deus estava constantemente destruindo a economia do Egito, enquanto mostrava Sua capacidade de proteger e prover aqueles que O obedeciam. O faraó até enviou investigadores ( Êxodo 9: 7) para descobrir se os israelitas estavam sofrendo junto com os egípcios, mas o resultado foi um endurecimento de seu coração contra os israelitas.

A sexta praga, furúnculos, foi um julgamento contra vários deuses sobre saúde e doença (Sekhmet, Sunu e Ísis). Desta vez, a Bíblia diz que os mágicos “não puderam ficar diante de Moisés por causa dos furúnculos”. Claramente, esses líderes religiosos não tinham poder contra o Deus de Israel.
Antes de Deus enviar as três últimas pragas, Faraó recebeu uma mensagem especial de Deus. Essas pragas seriam mais severas que as outras, e foram projetadas para convencer Faraó e todo o povo “de que não há como eu em toda a terra” ( Êxodo 9:14) Foi dito ao faraó que ele foi colocado em sua posição por Deus, para que Deus pudesse mostrar Seu poder e declarar Seu nome por toda a terra ( Êxodo 9:16 ). Como exemplo de Sua graça, Deus alertou o Faraó para reunir o gado e as colheitas remanescentes das pragas anteriores e protegê-los da tempestade que se aproximava. Alguns servos de Faraó acataram o aviso ( Êxodo 9:20), enquanto outros não. A sétima praga, granizo, atacou Nut, a deusa do céu; Osíris, o deus da fertilidade das culturas; e Set, o deus da tempestade. Esse granizo era diferente de tudo o que havia sido visto antes. Foi acompanhado por um incêndio que corria pelo chão, e tudo o que foi deixado ao ar livre foi devastado pelo granizo e pelo fogo. Novamente, os filhos de Israel foram milagrosamente protegidos, e nenhum granizo danificou nada em suas terras.
Antes de Deus trazer a praga seguinte, Ele disse a Moisés que os israelitas seriam capazes de contar a seus filhos as coisas que viram Deus fazer no Egito e como isso lhes mostrou o poder de Deus. A oitava praga, gafanhotos, novamente focada em Nut, Osíris e Set. As colheitas posteriores, trigo e centeio, que sobreviveram ao granizo, agora eram devoradas pelos enxames de gafanhotos. Não haveria colheita no Egito naquele ano.
A nona praga, a escuridão, visava o deus do sol, Re, que era simbolizado pelo próprio Faraó. Durante três dias, a terra do Egito foi sufocada por uma escuridão sobrenatural, mas os lares dos israelitas tinham luz.
A décima e última praga, a morte dos primogênitos, foi um julgamento de Ísis, o protetor das crianças. Nessa praga, Deus estava ensinando aos israelitas uma profunda lição espiritual que apontava para Cristo. Diferente das outras pragas, às quais os israelitas sobreviveram em virtude de sua identidade como povo de Deus, essa praga exigia um ato de fé deles. Deus ordenou que cada família pegasse um cordeiro macho sem mácula e o matasse. O sangue do cordeiro deveria ser manchado no topo e nas laterais das portas, e o cordeiro deveria ser assado e comido naquela noite. Qualquer família que não seguisse as instruções de Deus sofreria na última praga. Deus descreveu como enviaria o anjo da morte pela terra do Egito, com ordens para matar o primogênito em todas as casas, humanas ou animais. A única proteção era o sangue do cordeiro na porta. Quando o anjo via o sangue, ele passava por aquela casa e a deixava intocada (Êxodo 12:23 ). É daí que vem o termo Páscoa . A Páscoa é um memorial daquela noite no Egito antigo, quando Deus libertou Seu povo da escravidão. Primeiro Coríntios 5: 7 ensina que Jesus se tornou nossa Páscoa quando morreu para nos libertar da escravidão do pecado. Enquanto os israelitas encontravam a proteção de Deus em seus lares, todos os outros lares na terra do Egito experimentavam a ira de Deus quando seus entes queridos morriam. Esse acontecimento grave fez com que o faraó finalmente libertasse os israelitas.
Quando os israelitas deixaram o Egito, eles tinham uma imagem clara do poder de Deus, da proteção de Deus e do plano de Deus para eles. Para aqueles que estavam dispostos a acreditar, tinham evidências convincentes de que serviam ao Deus vivo e verdadeiro. Infelizmente, muitos ainda não conseguiram acreditar, o que levou a outras provações e lições de Deus. O resultado para os egípcios e para os outros povos antigos da região foi um pavor do Deus de Israel. Mesmo após a décima praga, o faraó mais uma vez endureceu seu coração e enviou seus carros atrás dos israelitas. Quando Deus abriu um caminho através do Mar Vermelho para os israelitas, afogou todos os exércitos de Faraó ali, o poder do Egito foi esmagado e o temor de Deus se espalhou pelas nações vizinhas ( Josué 2: 9–11) Esse era o próprio propósito que Deus havia declarado no começo. Ainda podemos olhar para esses eventos hoje para confirmar nossa fé e nosso medo desse Deus verdadeiro e vivo, o juiz de toda a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário