Com apenas duas candidaturas, a eleição para a prefeitura de Ribeira do Pombal tem Eriksson (PSD) com 58% e Nay de Zé Grilo (PP) com 31% das intenções de voto, segundo levantamento A TARDE/Potencial Pesquisa, realizado entre os dias 7 e 9 de novembro. Aqueles que informaram voto em branco ou nulo totalizam 4% e outros 7% não responderam.
Apoiador da candidatura de Eriksson, ex-secretário municipal de Administração, o prefeito Ricardo Maia (PSD) chegou a ser citado por 1% dos entrevistados na espontânea, quando não são informados os nomes dos postulantes. Neste cenário, o líder na pesquisa tem 55% das intenções de voto, e sua adversária, esposa do ex-prefeito Zé Grilo, pontua com 30%.
O estatístico e especialista em marketing político Zeca Martins, diretor da Potencial Pesquisa, chama a atenção para a boa avaliação do principal cabo eleitoral de Eriksson - para 71% dos entrevistados, o prefeito faz uma administração ótima ou boa.
O diretor da Potencial também destaca que, com a polarização na cidade, os índices de rejeição são um reflexo das intenções de voto: responderam que não votariam em Eriksson de forma nenhuma 33% dos entrevistados - praticamente a fatia do eleitorado que declarou voto em Nay de Zé Grilo (31%). Do outro lado, 60% disseram que, sob nenhuma hipótese, votariam na candidata - este é quase o índice de intenção de votos de Erikson (58%).
"Normalmente, com dois candidatos, há uma grande polarização, principalmente se tiver uma ideologia melhor definida na disputa, o que não é o caso aqui, já que os dois candidatos são de partidos da base do governo estadual", acrescenta Martins.
Outro aspecto favorável à vitória de Eriksson é o grau de decisão de uma larga fatia do eleitorado em relação ao voto. Dos entrevistados em Ribeira do Pombal, 84% disseram estar decididos a respeito e somente 8% reconheceram que ainda podem mudar.
Entre os que anunciaram voto em Eriksson, o percentual dos "decididos" é de 92%, e no grupo que disse votar em Nay, tal índice é de 88%.
Foram realizadas 600 entrevistas presenciais no município. A margem de erro é de quatro pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº BA 04474/2020.
Fonte: A Tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário