Vacinação contra covid-19 no Brasil começa às 10h do dia 20, diz Pazuello a prefeitos - Se Liga na Informação





Vacinação contra covid-19 no Brasil começa às 10h do dia 20, diz Pazuello a prefeitos

Compartilhar isso

 Caso Anvisa aprove no domingo

Declaração feita em encontro virtual

Confirmada pela FNP e por prefeitos




O ministro Eduardo Pazuello (Saúde) divulgou a um grupo de mais de 100 prefeitos nesta 5ª feira (14.jan.2021) o “Dia D” e a “Hora H” da vacinação contra a covid-19 no Brasil. A largada para a imunização será em 20 de janeiro, a partir das 10h, em todo o território nacional. A informação foi confirmada pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos) e por gestores locais participantes do encontro virtual.

O presidente da FNP, Jonas Donizette, disse que a data anunciada pelo ministro depende de duas questões: “A 1ª é a aprovacão da Anvisa, no domingo, que nós temos esperança que seja positivo, estamos falando da AstraZeneca e da CoroaVac. [A 2ª é] a logística do voo. Se não for na 4ª, dia 20, [se houver] qualquer problema de logística, ficará para 5ª, dia 21”, disse a jornalistas no Ministério da Saúde.

Segundo Donizette, a previsão do governo é de vacinar 2 milhões de pessoas pela vacina da AstraZeneca/Oxford e 3 milhões pela CoronaVac.

Todas as cidades receberão as duas vacinas, nao há hipótese de um município querer apenas uma. Todas as cidades receberão as duas vacinas. O ministério passou [o número de] 80 milhões de doses [até abril], com a expectativa de 40 milhões de brasileiros, por serem duas doses”, disse.

O prefeito de Florianópolis (SC), Gean Loureiro, do DEM, escreveu em sua conta oficial no Twitter o que ouviu na reunião. “Havia uma informação de que as vacinas chegariam nesse primeiro momento para as capitais. Ministério disse que não há essa priorização, chegarão igualmente para as cidades”.

Ainda de acordo com Loureiro, 8 milhões de doses serão aplicadas em janeiro e 30 milhões em fevereiro. “Anvisa liberando domingo, distribuem na terça [19.jan] para iniciar na quarta [20.jan]”, publicou.

VOO DA ÍNDIA

Enquanto a reunião entre o ministro e o grupo de prefeitos acontecia, o Ministério da Saúde divulgou que o avião da companhia aérea Azul que buscará 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 começaria sua rota na Índia às 15h30 desta 5ª feira (14.jan), decolando do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com escala no Aeroporto de Guararapes, em Recife (PE).

Segundo a pasta, a partida da cidade pernambucana para Mumbai, na Índia, foi reprogramada em algumas horas por questões logísticas internacionais e continua seu plano de voo nesta 6ª feira (15.jan), às 23h.

“O imunizante da AstraZeneca/Oxford foi adquirido pelo Ministério da Saúde junto ao laboratório indiano Serum para garantir o início da vacinação dos brasileiros de forma simultânea e gratuita. A data de retorno do avião ao Brasil, com a carga de vacinas estimada em 15 toneladas, ainda está sendo avaliada de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo Governo Federal em parceria com a Azul”, disse o ministério, em nota.


Fonte: Poder 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário