Entrevista: prefeito de Acajutiba fala sobre desafios do novo mandato e visita do governador ao município - Se Liga na Informação





Entrevista: prefeito de Acajutiba fala sobre desafios do novo mandato e visita do governador ao município

Compartilhar isso

 


Em seu terceiro mandato à frente do município de Acajutiba, o prefeito Alex Freitas tem diversos desafios pela frente, principalmente o combate ao Covid-19 e restruturação da cidade.

Em entrevista ao nosso portal, o gestor comentou sobre diversos assuntos, principalmente sobre as obras entregues durante a visita do governador Rui Costa.

Se Liga na Informação (SLI): Fala sobre a visita do governador Rui Costa ao mercado municipal
Alex Feitas (AF): Agradeço a visita do governador ao município. É importante o apoio do Governo do Estado e as parcerias que estamos desenvolvendo, e neste momento oportuno nós entregamos algumas obras no município, e na obra da cobertura da feira livre foi prometido 200 barracas para os feirantes de Acajutiba, além disso foi feito um compromisso de um convênio para a obra da reforma dos boxes da feira livre. Estamos captando um novo convênio para a reforma dos boxes, o governador apalavrou e nós estamos correndo atrás. O convênio está aprovado, a parte da Arquitetura e Engenharia, e agora nós vamos partir para assinar, fazer todos os processos necessários para que a obra venha a ser iniciada.

SLI: Em relação a Escola que o governador deu ao município, quais as novidades?
AF: O secretário Jerônimo, extremamente competente, dinâmico, demonstrou total interesse em ver o desenvolvimento do município, principalmente na questão da educação, e com isso vao ser desapropriadas algumas áreas em torno da escola para que assim venha a ser ampliada, onde devem ser construídos auditório, cinema, refeitório, mais dez salas de aula, e acredito que a escola passe a atuar em forma integral. Acredito que a obra leve um ano para ser entregue pois ela será executada pelo Governo do Estado.

SLI O senhor se mostrou muito preocupado com os jovens por conta do desemprego. Como está o município na questão da profissionalização desses jovens?
AF: Nós estamos trazendo cursos técnicos profissionalizantes para que os jovens do município possam ter acesso a toda essa questão de uma profissão, de conhecimento, e o Governo do Estado está disponibilizando a formação de turmas e a gente vai estar aqui captando esses alunos para que possamos dar oportunidades para que eles tenham conhecimento para que possam definir uma profissão.

SLI: Como estão os investimentos da agricultura familiar e dos produtores de coco aqui do município?
AF: Hoje o município está mais focado em captar recursos para a lavoura da citricultura. Estamos investindo bastante na distribuição de mudas de laranja e de citrus, e acreditamos que ao longo desses quatro anos venho chega a uma média de 800 mil plantas distribuídas para os pequenos agricultora. Estamos mudando um pouco o foco, a cultura pela questão da laranja exigir menos chuva do que o coqueiro. Como tivemos momentos de grandes estiagens durante 2012 e 2017, foi necessário a gente adentrar com outra cultura, e hoje está sendo bem aceita. Já temos dois anos fazendo esse programa, e acredito que em poucos dias a gente esteja colhendo o que investimos em 2019.

SLI: Retorno das aulas
AF: Estamos aguardando o posicionamento do governo do estado. Estamos com muitos prejuízos. Os nossos alunos estão com muita deficiência. O ano de 2020 ficou todo condenado e temos que apertar 2021 para fazer dois anos em um, o que tem sido difícil, mas a princípio não temos muito o que fazer. Infelizmente a educação fica no prejuízo.

SLI: Como o senhor vem acompanhando o decreto do governador?
AF: Estamos acompanhando, principalmente com o fechamento e recolhimento das pessoas. Estamos fazendo parcerias com a Polícia Militar para que possa estar fiscalizando. Estamos disponibilizando uma equipe da prefeitura, da vigilância, e estamos tentando cumprir ao máximo para salvar vidas.

SLI: Como está o combate ao Covid?
AF: Nós temos um gripário, que é um centro de triagem. Temos utilizado muito a comunicação para que as pessoas se conscientizem, mas os casos de Covid aumentou muito, o que tem preocupado a nossa gestão.

SLI: Quando o governador veio em Acajutiba foram entregues alguns equipamentos no hospital. Isso fortalece o sistema de saúde do município?
AF: Fortalece bastante, principalmente a instalação da sala de estabilização, e trazendo o aparelho de raio-x que estamos providenciando instalar.

SLI: O deputado Victor Bonfim elogiou muito o senhor. Como o senhor vê isso?
AF: Graças a Deus temos uma parceria boa. O deputado Vitor Bonfim está sempre presente nas demandas do município, já disponibilizou muitas emendas, então tem compromisso com nossa cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário