Quinze homens foram presos em Inhambupe, Madre de Deus, São Francisco do Conde e Candeias numa operação contra o crime organizado - Se Liga na Informação





Quinze homens foram presos em Inhambupe, Madre de Deus, São Francisco do Conde e Candeias numa operação contra o crime organizado

Compartilhar isso

 

Operação contra o crime organizado com mandados na Bahia e RJ prende 20 suspeitos

Cerca de 200 agentes da segurança pública estiveram envolvidos na ação. Duas pessoas morreram em confronto com policiais e homem apontado como líder facção foi preso no Rio de Janeiro





Uma operação com quase 200 agentes da Polícia Civil, realizada na manhã desta terça-feira (16), resultou na prisão de 20 suspeitos de tráfico de drogas, homicídios, corrupção de menores e roubos contra instituições financeiras na Bahia. Um dos principais líderes do grupo, conhecido como Vado Gordo, foi preso em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, em um imóvel de classe média. Além disso, outros dois suspeitos morreram em confronto com policiais.

Denominada “Operação Tupinambá”, a ação ocorreu para cumprir 23 mandados de prisão contra os suspeitos de envolvimento com o crime organizado, com atuação nas cidades de Madre de Deus, São Sebastião do Passé e outros municípios na região metropolitana de Salvador.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os mandados foram cumpridos em várias cidades do interior baiano. Quinze homens foram presos em Madre de Deus, São Francisco do Conde, Candeias e Inhambupe. Dois suspeitos trocaram tiros com policiais e não resistiram aos ferimentos.

Outras duas ordens de prisão foram cumpridas em presídios de Simões Filho e Teixeira de Freitas, no sul da Bahia.

De acordo com a delegada Andréa Ribeiro, coordenadora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), as investigações vinham acontecendo há cerca de oito meses e foi possível levantar os dados dos investigados.

“Foi uma ação integrada entre os departamentos da polícia que propiciou a troca de informações e a prisão de pessoa envolvidas no tráfico de drogas, mas também na prática de homicídios e outros crimes violentos. Agora vai nos permitir aprofundar informações que possam nos levar a conclusão dos inquéritos relacionados aos crimes com a possibilidade real de neutralizar a ação desses indivíduos e levar à condenação pela justiça criminal”, declarou.




Prisão no Rio de Janeiro

Um dos principais líderes do grupo, conhecido como Vado Gordo, foi encontrado em um imóvel com piscina e padrão de classe média no bairro Vila Santa Cruz, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Segundo a delegada, ele já era investigado por vários crimes e foi encontrado com R$ 13 mil em espécie na residência.

"No curso da investigação observamos que esse individuo respondia a vários processos criminais, tanto por tráfico como por homicídios. O mandado de prisão em aberto mais recente foi expedido na operação do Draco no ano passado, expedido pela vara de combate ao crime organizado. Agora conseguimos cumprir com nossas equipes no terreno", afirmou.

Uma das ações que mais chamou a atenção da polícia foi o fato dele ter pago R$ 9 mil em um hospital particular, para a realização do parto da sua companheira. Ele estava escondido no Rio de Janeiro desde 2017 e a polícia não soube afirmar se Vado mantinha relações com grupos criminosos na cidade ou agia somente nos crimes na região metropolitana de Salvador.

"Para alguém que não possui renda fixa estabelecida, isso foi um dos fatos que nos despertou a investigação. A gente sabe que a atuação do individuo que foi preso no Rio de Janeiro não se restringe somente a Madre, São Francisco e São Sebastião do Passé", disse.

Participaram da operação equipes de sete departamentos da Polícia Civil, do serviço de investigação da SSP, agentes da Polícia Militar e da Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap).


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário