3 Palavras Cruciais Para Todo Líder Cristão - Se Liga na Informação





3 Palavras Cruciais Para Todo Líder Cristão

Compartilhar isso



“E sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados de acordo com o Seu propósito” Romanos 8:28

As tempestades e o caos desta década ainda provavelmente desafiaram sua fé (e a fé daqueles que você lidera).

Então, deixe-me perguntar: você ainda crê que Deus faz todas as coisas para o bem?

Obviamente, para que Deus opere todas as coisas para o nosso bem, devemos participar com Ele da maneira que Ele deseja (Filipenses 2:12-13). Temos que encontrar e seguir Seus caminhos para enfrentar as tempestades e navegar no caos. É disso que trata este artigo: três palavras que nos ajudarão a encontrar e seguir os caminhos de Deus nesta década tumultuada.

Essas três palavras são amor, julgamento e verdade.

Aplicado separadamente ou com pouca compreensão, amor, julgamento e verdade podem ser prejudiciais - especialmente quando nossas vidas (e as vidas daqueles que lideramos) parecem menos casas fortes do que barcos balançando em um mar revolto na escuridão da noite. Por exemplo, mesmo o amor bem intencionado pode criar relacionamentos codependentes e facilitadores.

Amor

Eu cresci como Assembleiano, então quando ouvi que o amor de Deus (agapaō) é incondicional, presumi que era a melhor e mais básica descrição do amor de Deus. Parecia bom, e alguém na liderança disse isso. Já descrevi o amor de Deus dessa maneira muitas vezes.

No entanto, no último ano, descobri um significado muito melhor para o amor de Deus (para constar, estou muito desapontado por ter demorado tanto).

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:16.

“Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer. Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós” Romanos 5:6-8

O amor de Deus é melhor descrito como sacrificial.

Pense por um momento sobre a diferença entre incondicional e sacrificial. Posso amar alguém incondicionalmente, simplesmente tolerando-o. Por outro lado, sacrificar-se por eles é outra questão.

Agora, é aqui que as coisas ficam interessantes. O amor que Deus tem por nós é o mesmo que devemos ter por ele. As Escrituras confirmam isso.

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças” Marcos 12:30

Mesma palavra para amor: agapaō. Além disso, seis vezes nos Evangelhos, Jesus é registrado dizendo algo assim:

“Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á” Marcos 8:35

Finalmente, o amor que Deus tem por nós e que devemos ter por Ele é o mesmo amor sacrificial que devemos ter pelos irmãos (João 13:34), nosso próximo (Marcos 12:31) e nosso inimigo (Mateus 5:44). Então, quando as tempestades vierem e nosso irmão ou irmã, próximo ou inimigo perderem sua casa, como será para nós amá-los sacrificialmente?

O amor sacrificial nos diferencia do mundo. Deus nos transformará se obedecermos aos Seus mandamentos de amar com sacrifício nas tempestades e no caos.

Julgamento

Outra maneira pela qual Deus faz todas as coisas para o nosso bem é usando tempestades e caos para trazer à tona nossos medos, seguranças mundanas, raiva e uma série de outros pecados. E vamos ser sinceros, a maioria de nós foi ensinado ou simplesmente decidiu que lidar com o pecado é assunto de outra pessoa. Os líderes que gostam de seguidores são particularmente culpados de evitar os assuntos mais delicados. Francamente, esse é um grande motivo pelo qual a igreja está em seu estado atual.

Se eu descobrir que tenho uma doença hereditária do sangue (uma grande metáfora para o pecado, aliás), é amor ocultar a possibilidade do mesmo dos meus irmãos e filhos? Claro que não!

O mesmo não acontece com o pecado? E isso não funciona nos dois sentidos? Eu gostaria que meu irmão ou irmã em Cristo ignorasse o pecado em minha vida? Eu consideraria esse amor ou algo exatamente o oposto?

Mas, quando você ouve a palavra julgamento, qual é a primeira coisa que vem à mente? Não julgue, para não ser julgado. Certo? Bem, vamos dar uma olhada em algumas outras passagens:

“Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão” Lucas 6:42

Observe que Jesus não disse: "Deixe o argueiro no olho do teu irmão". Amar meu irmão sacrificialmente significa passar pelo processo que Deus prescreveu, começando comigo lidando com meu pecado.

“Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe” Lucas 17:3

Como a obediência a este mandamento é possível sem julgar o pecado de meu irmão? Como posso ajudá-lo a corrigir ou perdoá-lo de outra forma?

“Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado” Gálatas 6:1

Julgamento e punição não são a mesma coisa. Nem o são julgamento e condenação. Deixe isso penetrar.

Além disso, o julgamento não é antitético ao amor. É nisso que o mundo deseja que acreditemos, porque eles não entendem o amor de Deus e não entendem a devastação do pecado e a morte que ele produz.

Permitir que alguém continue vivendo em pecado não é amar de forma alguma. Sim, é difícil - até mesmo sacrificial - confrontar alguém sobre seu pecado, mas o amor é isso.

Verdade

Quatro coisas para compartilhar rapidamente sobre a verdade e sua relação com o amor e o julgamento:

A verdade é ineficaz se não for compartilhada (note que não disse forçada). Os líderes são especialmente chamados a compartilhar a verdade, de que aqueles que a segue seriam libertados (João 8:32).

A verdade - particularmente sobre o pecado - deve ser compartilhada em amor sacrificial. Na verdade, esta é a visão de Cristo para a igreja (Efésios 4:15).

A verdade deve ser exercida para nos tornar livres. Supondo que compartilhemos a verdade no amor sacrificial, não somos responsáveis ​​pela resposta do destinatário. Na extremidade receptora, os líderes devem amar sacrificialmente, convidando à correção.

Nossa salvação depende de nosso relacionamento com a verdade.

Conclusão

Nossas casas - tanto individuais quanto corporativas - resistirão ou cairão nas tempestades e caos desta década de acordo com nossa disposição de amar sacrificialmente a verdade e uns aos outros o suficiente para compartilhá-la em amor. Não podemos andar na verdade como um corpo de crentes sem julgar uns aos outros em amor.

Então, o que devemos fazer com isso?

  1. Busque o pleno significado e importância do amor sacrificial, julgamento e verdade.
  2. Tire o argueiro do seu olho.
  3. Convide outras pessoas a compartilharem a verdade no amor com você.
  4. Receba o amor da verdade que Deus oferece.

Deus o abençoe com graça e coragem para as conversas difíceis e amorosas com sacrifício.


Gostou Desse Esboço?  


Para fazer doações a essa obra: Clique aqui!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário