Globo pediu perdão à Conmebol para transmitir Copa América, diz site - Se Liga na Informação





Globo pediu perdão à Conmebol para transmitir Copa América, diz site

Compartilhar isso

 Executivos viajaram ao Paraguai

Mas o SBT ganhou concorrência

Agora, emissora crítica torneio



Agora crítica da realização da competição, a Globo tentou transmitir a Copa América. Os principais executivos da emissora viajaram ao Paraguai em outubro de 2020 para pedir perdão à Conmebol para que a TV pudesse concorrer na disputa pelos direitos do campeonato. As informações são do site Notícias da TV.

O perdão era necessário porque a Conmebol está processando a Globo por quebra de contrato. A emissora brasileira terminou o contrato de transmissão da Copa Libertadores em agosto do ano passado, antes do prazo estipulado. Sem a autorização da Conmebol, a Globo não poderia participar da concorrência para a transmissão de nenhum de seus torneios.

A comitiva global contou com Jorge Nóbrega, presidente executivo da Globo, Paulo Marinho, diretor dos canais da emissora, e Pedro Garcia, diretor de aquisição de direitos. Eles foram à sede da Conmebol e foram recebidos pelo presidente da entidade, Alejandro Domínguez.

A proposta da Globo era adquirir os direitos de transmissão da Copa América e da Libertadores, de 2023 a 2025 – os direitos são do SBT até 2022. A Globo queria os direitos para as TVs aberta e por assinatura, internet, rádio e streaming. Mas a Conmebol não fechou negócio.

Em nota ao Notícias da TV, a Globo afirmou que o encontro em outubro foi “estritamente institucional” para reforçar a relação de parceria entre a emissora e a Conmebol. “Não houve formalização de ‘pedido de perdão’, não se falou sobre valores nem sobre direitos de transmissão. Toda a negociação da Copa América sempre foi feita através da representante dos direitos para o Brasil.

Mas, de acordo com a reportagem do portal, o presidente executivo da Globo voltou a entrar em contato com a diretoria da Conmebol em 2021. Jorge Nóbrega teria conversado com a entidade à distância, mas também sem conseguir fechar o contrato.

Apesar do processo judicial da entidade contra a Globo continuar, a emissora pode participar da concorrência pelos direitos de transmissão. Mas o vencedor foi o SBT, com condições similares às oferecidas pela Globo.

Na época da viagem e das negociações, a Copa América seria realizada na Argentina e na Colômbia. Quando o torneio foi transferido para o Brasil, vários profissionais da TV Globo foram às redes sociais criticar a decisão.

Oficialmente, a Globo diz que não se opõe à realização da Copa América. “Nosso posicionamento sempre foi o de priorizar a saúde e a segurança das nossas equipes e dos atletas, respeitando as orientações e protocolos das entidades de saúde e dos organizadores.

A emissora afirma ainda que mesmo sem os direitos irá fazer cobertura do torneio no Brasil. O Poder360 entrou em contrato com a Globo, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.


Fonte: Poder 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário