Escola Bíblica Dominical: O Cuidado com a Mídia - Se Liga na Informação





Escola Bíblica Dominical: O Cuidado com a Mídia

Compartilhar isso


 

Introdução

Estamos convivemos com uma incrível evolução tecnológica. Onde dispomos de uma gama de informações que nos é transmitida através dos veículos de informações que, no conjunto, é chamado de mídia.

MAS O QUE É MIDIA?
Segundo o Mini Dicionário Aurélio, Mídia é: “A designação genérica dos meios, veículos e canais de comunicação, como por exemplo, rádio, televisão, jornal, revista, internet, etc.


O QUE A MÍDIA NOS TRAS?
A mídia pode nos trazer coisas interessantes, construtivas, muita informação profissional, como também tendências que venham desestruturar nossa vida íntima com Deus. Hoje não se tem mais censura para as programações da tv. Em pleno horário comercial, onde as crianças estão na sala, assistindo até uma novela que elas gostam, aparecem cenas explicitas de sexo. Tudo isso abertamente. Em muitos casos, os “pais” das novelas incentivam seus filhos e filhas da trama a irem pra cama com seus namorados. Transmitindo assim para nossos jovens e crianças que tudo isso é normal e que não precisa ter nenhuma responsabilidade.


INFLUÊNCIA
É a ação que uma pessoa ou coisa exerce sobre outra. É o ato ou efeito de influir. E influir é fazer fluir para dentro. Foi o que Israel fez ao ter contato direto com os povos da terra e não soube guardar os mandamentos do Senhor. Resultado: afastou-se da presença de Deus e com isso houve muita peste entre o povo, mortandade, derrota, perturbação, etc. Vamos ver o que nos diz Ex. 34:15 .

É impressionante o poder de persuasão que a mídia tem na vida das pessoas. É tudo muito rápido, basta sair na mídia e todo mundo fica sabendo. Infelizmente, nem tudo o que é divulgado é verdade, e as coisas pioram quando a maioria das pessoas não verificam a autenticidade dos fatos, e logo fazem público seus comentários pessoais.

A existência de Deus e a veracidade da Bíblia são contestadas pela mídia secular, É curioso notar como as revistas brasileiras de divulgação científica têm publicado matérias polêmicas de cunho religioso. Em agosto do ano passado, a Galileu, da editora Globo, trouxe como principal chamada de capa o seguinte título: "Eles querem Deus na ciência". A matéria, infelizmente bastante preconceituosa, apresenta pensamentos do tipo: "demonstrar a criação do mundo em sete dias, conforme a Bíblia... seria o mesmo... que visitar uma maternidade para provar a teoria da cegonha". Em outro momento, chama os criacionistas de fundamentalistas e de "movimento populista e antiintelectual". Em junho deste ano, a mesma Galileu estampou na capa a chamada "Deus, precisamos dEle?" Na matéria, chegam a sugerir que a fé surgiu como resultado do processo evolucionário, pois seria benéfica para o organismo!

Somos a geração eleita para anunciar as boas novas de salvação. Enquanto perde-se tempo deplorando a imagem alheia, almas clamam por Cristo. Vamos usar a mídia com responsabilidade cristã, semeando a Palavra através desse meio veloz e que nos leva a lugares tão distantes sem sair do lugar. Sejamos simplesmente como Jesus, levando a Palavra sem focar em ambições ou realizações pessoais.

Em meio a tanta diversidade de informações, das mais interessantes às mais nocivas, deve devemos saber separar, e usar com entendimento o uso da internet, tv , revista, jornal, etc. Tudo aquilo que vai trazer sobre a sua vida espiritual a lepra da imoralidade, pornografia, relacionamentos imorais, deve ser banido do coração .

Para fazer doações a essa obra: Clique aqui!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 



SLIDES









Fonte: https://pt.slideshare.net › wemersonbernardo 
Fonte: http://valorizeaebd.blogspot.com
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
Fonte: Editora CPAD e crédito, Lições Bíblicas Juvenis-Cpad- Título do Trimestre: Questões difíceis do nosso tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário