“O que a gente quer para nossa família, a gente quer para o bem público também” diz prefeito de Olindina, Luiz Alberto - Se Liga na Informação





“O que a gente quer para nossa família, a gente quer para o bem público também” diz prefeito de Olindina, Luiz Alberto

Compartilhar isso

 


Prefeito Luiz Alberto no aniversário de 63 anos da cidade


A frente da prefeitura municipal de Olindina há mais de sete meses, o prefeito Luiz Alberto (PSD) aponta ações voltadas para a melhoria da infraestrutura da cidade. Em entrevista ao Jornal Diário do Litoral Nordeste, o gestor comenta o que tem feito para resolver demandas antigas e implementar novas operações no município.


Um de seus principais focos para este semestre é a manutenção da limpeza pública. De acordo com ele, planos estão sendo traçados para implementar campanhas de conscientização para que a população também faça parte do processo. “Não adianta o município limpar e a população não colaborar”, diz ele. “A gente vem prezando pela limpeza. Porque o município que nem o nosso, na situação que se encontrava, no mínimo tinha que estar limpo”.

Equipe de limpeza realizando diversos trabalhos nas ruas do município


MELHORA DE EQUIPAMENTOS PELO EXECUTIVO

Apesar de já ter desenvolvido atividades durante os últimos sete meses, há ações que estão levando mais tempo. A demora nas execuções de determinados trabalhos é causada pelo péssimo estado do equipamento que são necessários para realizar as melhorias. De acordo com o prefeito, o maquinário foi encontrado em condições precárias e seus esforços estão na manutenção e recuperação do que ainda pode ser consertado. “A gente fracionou mês a mês, vem pagando desde o ínicio. Vem tirando uma máquina e fazendo logo a manutenção(...) a grande maioria dela foi totalmente recuperada porque não estava em condição de uso”.

Uma outra intervenção relacionada aos equipamentos danificados se trata da remoção das sucatas, que se encontravam no pátio na entrada da cidade. Reunindo o que ainda pode ser reaproveitado e leiloando o que não possui condição de melhoria, o prefeito aposta na repaginada no setor de transportes.

“O setor de transporte é muito importante” explica. “Tudo gira em função do transporte e a gente tem que ter um cuidado maior”. Um muro foi levantado para proporcionar maior segurança, além da instalação de iluminação no local.

Durante o processo de avaliação do maquinário, a prioridade esteve na melhoria dos veículos da saúde, uma vez que a demanda era mais urgente. Agora, com a probabilidade de retorno das aulas presenciais, o foco estará na melhoria dos transportes da educação. “Agora começamos a recuperar individualmente”, afirma o prefeito.

Novo muro do setor de transportes



Além disso, a prefeitura iniciou o processo de perfuração de poços artesianos em diversas comunidades, em parceria com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia - Cerb, órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento. 

       
Maquinário chegando nas localidades para perfuração dos poços

VACINAÇÃO E RETORNO DAS AULAS


Diante do cenário de retorno às aulas presenciais em Olindina, os cuidados com a população estão sendo discutidos. “Temos uma comissão que está se reunindo para discutir várias situações pertinentes ao retorno das aulas. Uma das questões é a vacinação, concluir de todos os envolvidos”.

Atualmente, Olindina já abrange para a vacinação o público de 22 anos ou mais, além do grupo de morbidade. De acordo com o prefeito, a contaminação com o vírus na cidade está zerada e há algum tempo não registra novos casos.


A vacinação avançada cada dia mais no município 

AGRICULTURA FAMILIAR

De acordo com o prefeito, 101 agricultores da agricultura familiar foram cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA. Sua pretensão é de que os agricultores criem autonomia e possam, em um futuro muito breve, fornecer o material necessário para suprir a demanda da merenda escolar do município. “A gente pode comprar até 100% do recurso da agricultura familiar e eu pretendo avançar nessa área”.

Por se tratar de um período de chuva, as melhorias nas estradas e o investimento estão sendo protelados, apesar de ser um momento bom para plantação e os agricultores familiares. “A chuva é boa para todo mundo”, aponta o gestor. “Já estamos nos preparando para depois desse período de chuva, começar a estiagem, a gente já está com nossa patrol em manutenção”, diz o prefeito sobre o uso do equipamento para melhoria das estradas vicinais.

Além do foco na agricultura familiar, o prefeito está investindo em estratégias para melhorar a geração de empregos na cidade. “Tudo que seja necessário de viabilidade para uma fábrica se instalar no município, nós vamos buscar. O momento não está fácil, é de crise, mas tem alguns seguimentos que estão avançando e Deus vai ajudar que a gente vai encontrar em algum deles, alguma filial ou alguém que tenha interesse em expandir aqui no nordeste e tenha interesse em vir para o nosso município".

Nenhum comentário:

Postar um comentário