Prefeito de Olindina comenta ações de melhoria para 2022 - Se Liga na Informação





Prefeito de Olindina comenta ações de melhoria para 2022

Compartilhar isso



No início do mês, a nossa equipe de reportagem esteve em Olindina para uma conversa com o atual prefeito da cidade, Luiz Alberto(PSD). Na ocasião, o gestor comentou sobre seus planos para 2022, além de expectativas para melhora do município a longo prazo.

De acordo com ele, o início do ano de 2022 foi um indicador de que as ações de melhoria e crescimento de Olindina estão a pleno vapor. “O governo do estado já sinalizou vários convênios, a gente está aguardando a assinatura deles com a Conder e com a Secretaria de Educação do Estado também”, pontua o prefeito. “Isso para a gente dar seguimento às obras antes do período eleitoral”.

“Temos um colégio estadual que o governo estadual está concluído, uma obra de mais de 2 milhões de investimento no município e tem vários convênios de pavimentação, ciclovia, vários convênios que vão ajudar nosso município na infraestrutura através do governo do estado”, continua Luiz Alberto. “Estamos bem confiantes e em breve o governador vai estar na área para assinar”.

SAÚDE E INVESTIMENTOS

Assim como outros municípios do Brasil, a prefeitura de Olindina precisou readaptar as atividades em função da pandemia. Os investimentos na saúde e na capacitação de equipes foi um dos principais passos para diminuir os impactos causados pela covid-19 na cidade, bem como as campanhas de vacinação. “Nós baixamos um decreto proibindo eventos festivos, shows, para reduzir o número de contaminados”, complementa o prefeito. “Paralelo a isso, estamos trabalhando com a vacinação de adultos e idosos, bem como avançando na vacinação das crianças”.

Apesar de ter recebido recursos para arcar com as ações de segurança no início da pandemia, o prefeito Luiz Alberto sinaliza que não há mais repasse de verbas para o município e que coube à prefeitura utilizar recursos próprios para manter as medidas de controle. “Estamos tendo que se virar com equipe própria, tendo que aumentar a equipe, criar o centro de covid, várias situações… já fiz licitação esse ano para adquirir teste rápido para testar, mas a gente sabe que a dificuldade é maior do que o passado porque não tem recurso”, explica.

Outro ponto que preocupa o gestor são as consequências da pandemia na economia brasileira, bem como no município. “Estamos lutando, buscando emendas no governo federal e do estado também. Mas a cada dia, a notícia não fica boa. Por exemplo, estamos no quarto aumento de gasolina só este ano e nós não recebemos por esse aumento e isso assusta porque, de qualquer forma, a gente vai ter que regrar o aumento”.

Mesmo com a dificuldade em relação ao repasse de verbas destinadas à saúde, o gestor afirma que a população de Olindina está sendo bem assistida. “Começamos o ano investindo muito na saúde, não paramos as especialidades e estamos implantando novas especialidades”, diz ele. “Nós conseguimos também através do SESC, o Odonto Sesc, uma unidade odontológica que está instalada desde o dia 24 de janeiro e vai atender até junho. Nós esperamos mais de 3 mil atendimentos e isso vai beneficiar a população olindense”.

Além disso, o gestor tem contado com apoios políticos na esfera estadual para arrecadar emendas e verbas para Olindina.  “Adquirimos através de emenda do estado pelo deputado [Carlos] Ubaldino três kits odontológicos para as unidades de saúde(...) a gente está avançando nessa área e após esse projeto, vamos dar continuidade ao atendimento odontológico", promete o gestor.

AUMENTO SALARIAL DE PROFESSORES

Em janeiro, o atual presidente da república, Jair Bolsonaro, anunciou o reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores do Brasil.  Para 2022, a base será de R$ 3.845,63 e mais de 1,7 milhão de docentes serão beneficiados em todo o país, de acordo com o Ministério da Educação.

Perguntado sobre os professores de Olindina, o prefeito Luiz Alberto explicou que já está em diálogo com a categoria em busca de harmonizar as expectativas e a realidade do município. “Existe uma discussão em relação ao piso, mas estamos conversando, dialogando com a categoria, aguardando e fazendo o levantamento financeiro. Eu não tenho objeção nenhuma em estar dando aumento, prezo muito pela categoria”, diz.

AGRICULTURA FAMILIAR

Sendo uma cidade permeada e com forte apelo da agricultura familiar, o prefeito apontou algumas ações de incentivo à essa parcela de empreendedores. “A agricultura no nosso município sempre foi vista como uma pasta para atender alguns compromissos políticos, meia dúzia de gente”, critica ele. “Dessa vez, nós priorizamos a secretaria como um ponto forte de nossa cidade, até porque quem representa o nosso município na bandeira é o milho e o feijão, então Olindina é primariamente agrícola".

De acordo com o prefeito, mais de 1600 agricultores vão fazer parte do Garantia Safra, um programa nacional que visa fortalecer a agricultura familiar através do oferecimento de garantias de sobrevivência aos agricultores. “Nossa equipe está empenhada em melhorar os serviços básicos de nosso município”, garante o prefeito.

ELEIÇÕES DE 2022 E C MARA DE VEREADORES

Já com apoio definido ao deputado Zé Nunes, o prefeito critica alguns políticos que buscam os pequenos municípios apenas às vésperas das eleições. De acordo com ele, o deputado está presente há muito tempo e merece um voto de confiança. “A eleição de deputado que está se aproximando vai ser uma coisa cotidiana, porque ele já está no município, não vai sair de nenhuma cartola, está aqui e trabalhando", explica. 

“O deputado Zé Nunes tem trabalhado muito em prol de nosso povo olindense. Esses anos temos muitos investimentos para nosso município, semana passada ele já indicou uma ambulância nova para atender a população neste período de covid e tem vários investimentos para 2022 que nós vamos anunciar nos próximos dias”, continua.

Além disso, o prefeito aproveitou a ocasião para elogiar a parceria entre o legislativo e executivo da cidade. “A parceria com o legislativo é muito importante, a gente sabe a importância deles para o município, então essa parceria continua forte, temos um diálogo muito bom com os vereadores e sabemos da necessidade de ajudar no governo no dia a dia”, diz ele. “A transparência é um forte de nosso governo, o diálogo e a transparência, então tem sido fácil porque temos projetos que são de melhoria de Olindina”.

GERAÇÃO DE EMPREGO

Perguntado sobre o Estádio Municipal que está em fase de reforma, o prefeito explicou que as obras estão acontecendo e em breve a população poderá desfrutar de mais um ponto de lazer. “O estádio está em manutenção, em obra de convênio e execução, dentro em breve estaremos concluindo, estou cuidando do gramado. Paralelo a isso, nós fizemos uma visita técnica de um espaço aqui para fazer um centro de treinamento porque o estádio não pode treinar e usar, tem que ser usado nos finais de semana”, afirma.

O prefeito também falou sobre a parceria com o Ministério da Cidadania para adquirir equipamentos de esportes para a praça da cidade. Para ele, é essencial oferecer lazer e qualidade de vida para os moradores. 

Sobre a geração de emprego e capacitação de mão de obra jovem, o prefeito foi categórico. “Está difícil a situação em consequência da pandemia”, lamenta. “Ontem assinei com o CIEE, um sistema de estágio para ingressar os jovens, tanto do nível médio quanto o superior, um sistema de estágio com bolsas para ingressar no mercado de trabalho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário