Resgatado em Inhambupe, gato mourisco ameaçado de extinção é solto em reserva da Bahia; veja vídeo - Se Liga na Informação





Resgatado em Inhambupe, gato mourisco ameaçado de extinção é solto em reserva da Bahia; veja vídeo

Compartilhar isso

 


Um gato mourisco, espécie ameaçada de extinção, foi solto em uma reserva ambiental da Bracell Bahia, na cidade de Entre Rios, no litoral norte do estado. O animal foi reintegrado nesta sexta-feira (4), por profissionais do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e da Bracell. 


Outros 18 animais também foram soltos no local, entre eles 16 serpentes. De acordo com o biólogo Igor Macedo, especialista em Meio Ambiente, a reintegração dos animais ocorreu de uma forma tranquila, uma vez que o habitat apresenta as condições adequadas para os animais. 


O biólogo, que foi um dos profissionais envolvidos na soltura dos animais, também salienta que o projeto faz parte de uma das novas áreas de soltura de animais silvestres (Asas), autorizadas pelo Governo da Bahia, no ano passado, junto com o Projeto Sergipe, em Jandaíra.


Ambas estão em espaços pertencentes à Bracell, companhia do grupo RGE,  que possui, ao todo, três Asas. A primeira a ser certificada, em 2020, foi a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, também em Entre Rios. 


Ameaçado de extinção 

O gato mourisco, também conhecido como jaguarundi, foi um dos reintegrados ao ambiente nesta sexta. 


"Este felino tem o tamanho um pouco maior que um gato doméstico e uma coloração que varia do marrom escuro ao avermelhado. A sua distribuição acontece dos Estados Unidos até a América do Sul", explica Macedo. 


O especialista conta que essa espécie possui hábitos diurnos e, geralmente, solitária. Ele se alimenta, principalmente, de roedores marsupiais e aves. 


O biólogo informou também que a Bracell entregou hoje um filhote de gato mourisco à equipe de resgate do Cetas para que ele possa ser avaliado. 


O animal foi entregue voluntariamente por um morador da comunidade de Lagoa Redonda, próximo à cidade de Inhambupe, a um dos brigadistas da empresa, que garantiu todos os cuidados necessários até o resgate. Informações, ibahia / Foto reprodução/Flickr



Veja vídeo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário