Prefeito de Biritinga critica cancelamento de convênio com governo do estado e comenta ações de melhoria no município - Se Liga na Informação





Prefeito de Biritinga critica cancelamento de convênio com governo do estado e comenta ações de melhoria no município

Compartilhar isso


Localizada na região sisal da Bahia, a cidade de Biritinga vem passando por diversas transformações. Em 2020, Gilmario de Oliveira(PSB), conhecido como Gil de Gode, assumiu o executivo do município e vem buscando cada vez mais melhorar e desenvolver a região que possui quase 16 mil habitantes.


Em entrevista ao nosso portal, o gestor pontuou suas principais ações para melhoria da cidade, bem como suas parcerias e inclinações políticas para as eleições de 2022.


Em relação aos festejos juninos, o prefeito sinalizou que foi um investimento levando em consideração o pequeno porte do município. De acordo com ele, foram investidos apenas 160 mil reais, mas foi o suficiente para garantir o sucesso do evento. “E garantimos, com as bandas locais e nome de renome da região um bom são joão, e um bom festejo junino nessa parte festividade desse um ano e meio de mandato”.


Segundo o prefeito, as contas e o andamento da máquina pública municipal tem caminhado com equilíbrio. “A gente tem conseguido manter um equilíbrio administrativo, financeiro e vem tocando nossas receitas próprias dentro do que é possível fazer dentro do município”, pontua.


INSATISFAÇÃO COM GOVERNO DO ESTADO


De acordo com o prefeito, a visita mais recente do governador Rui Costa ao município rendeu promessas e firmação de convênios para a cidade. No entanto, pouco foi concretizado. “Estava como garantia de que estaria licitando, que não estaria fazendo a recuperação só até biritinga, mas até nova soure e que em Nova Soure seria uma obra menor, por exemplo”, diz ele. “Nós acreditamos no governo do estado e estamos aguardando que ele cumpra com o que foi prometido em nosso município".



                                Atual situação da BA que é utilizada como ligação para a cidade


“Tivemos um convênio cancelado da CONDER, até de forma surpreendente, porque nós não tínhamos nenhuma pendencia”, lamenta o gestor. “Já tínhamos firmado o convênio, iniciado a obra, realizado a licitação”, continua. Nesse contexto, Biritinga foi uma das 244 cidades em que acordos administrativos firmados foram cancelados. De acordo com o Diário Oficial do Estado, o governador, somente em julho, cancelou pelo menos 295 acordos.


“É um desgaste, uma fragilidade para a administração que divulgou que essa obra estava em andamento, foi mostrado que foi o governo que conseguiu e agora a gente é cobrado pela população com o que aconteceu”, lamenta o gestor.


Apesar de manter o apoio à indicação de Rui Costa para  sucessor do governo do estado, o ex-secretário de educação Jerônimo Rodrigues, Gil de Gode diz ter uma insatisfação em relação ao ocorrido.  “Estamos na expectativa dos demais convênios, da construção do complexo policial da polícia militar e civil, estava aguardando a licitação na leva o governo do estado era o executor da obra e que até agora não aconteceu”.


INFRAESTRUTURA


Por se tratar de um município pequeno, as verbas para ações de desenvolvimento são conseguidas através de parcerias com políticos coligados. Para a obra do complexo esportivo na comunidade de Araçás, a parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf) rendeu ao município uma emenda de R$1 milhão, através do deputado estadual Ângelo Coronel.


Já a partir da parceria com os deputados federais Paulo Azi e Marcelo Nilo, o município recebeu uma patrol para a agricultura. “O governo do estado tem a promessa de fornecer um ônibus e um trator e a gente está na iminência de tentar receber", pontua. As obras de pavimentação asfáltica que ligam as estradas baianas ao município também é uma solicitação.


A cidade inaugurou a praça dos trailers, que foi iniciada na gestão anterior, além de obras na comunidade de Jenipapo e Sete Ferros.   “Nosso município está lutando para sobreviver e garantir melhores dias para a nossa população”, diz. “Nós acreditamos no governo do estado e estamos aguardando que ele cumpra com o que foi prometido em nosso município".


ELEIÇÃO DE 2022


Mesmo o deputado Marcelo Nilo tendo rompendo com a base petista, grupo que Gil do Gode faz parte, o prefeito sinalizou que, independente disso, o parlamentar terá seu apoio. “Meu respeito por ele é muito grande, que tem garantido a existência principalmente da saúde de nosso município, destinando só no ano de 2021 um montante de um milhão e oitocentos mil reais para a saúde de nosso município(...) então em respeito que ele tem por nosso município, mantemos a fidelidade a ele para o cenário federal, os votos do prefeito de Biritinga e os que ele conseguir angariar serão destinados ao deputado federal Marcelo Nilo ou a quem ele indicar”, diz ele.


Além disso, Gil de Gode aponta o deputado estadual Angelo Almeida e o pré-candidato Angelo Coronel como alianças e indicações de voto. “Serão votados dentro do grupo de forma igualitária, para que a gente possa dar uma boa votação expressiva e garantir que a gente contribua na eleição de ambos os candidatos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário