COMO INVESTIR EM BITCOIN COM POUCO DINHEIRO? - Se Liga na Informação





COMO INVESTIR EM BITCOIN COM POUCO DINHEIRO?

Compartilhar isso


 Saiba como investir em Bitcoin com pouco dinheiro de maneira segura e garantida, além de conhecer outras possibilidades de investimento para iniciantes!

Se você se interessa pelo mercado de criptoativos, mas não possui um alto valor de aporte inicial, provavelmente já se perguntou se existe como investir em Bitcoin com pouco dinheiro.

Esta é a situação de muitos investidores do mercado digital, especialmente com a recente popularização de ativos como as criptomoedas. O nicho ganhou um crescimento significativo, sobretudo por conta da valorização significativa que produtos como o Bitcoin vêm apresentando nos últimos anos.

Em outubro de 2021, a moeda alcançou um recorde histórico, valendo mais de 60 mil dólares. Segundo o portal G1, o Bitcoin valorizou cerca de 122% em apenas um ano. Porém, esse mercado é volátil, e já no segundo trimestre de 2022 o Bitcoin conta com a pior queda trimestral histórica, de cerca de 57%. Por isso, estudar esse segmento antes de comprar criptomoedas é fundamental.

Com uma alta valorização, é comum que muitas pessoas acreditem que, para investir nesse mercado, seja necessário possuir um grande orçamento disponível. No entanto, a flexibilidade dos criptoativos já está mudando o mercado financeiro, e possibilita a entrada de investidores iniciantes a partir de valores mínimos acessíveis.

Por isso, se você procura saber como investir em Bitcoin com pouco dinheiro, continue acompanhando o guia que preparamos sobre o assunto. Conheça todos os detalhes sobre a criptomoeda mais popular do segmento, e veja as alternativas para se tornar um investidor digital gastando menos.

Como investir em Bitcoin no Brasil?

Quando falamos em como investir em Bitcoin com pouco dinheiro, muitos interessados se mostram mais relutantes, por acreditar que a negociação só pode ser feita de maneira tradicional, e, com isso, por meio do valor integral do ativo.

Usualmente, é essa a dinâmica mais associada às criptomoedas, especialmente por conta da autonomia entre os investidores e a não intervenção do Estado nas transações. Nesse caso, os usuários possuem a liberdade de negociar seus Bitcoins de forma independente, a partir da valorização do mercado e da volatilidade que a moeda apresenta.

Este método é chamado P2P, ou People to People, Pessoa para Pessoa, em tradução livre. Em outras palavras, o ativo é transferido entre duas partes eletronicamente, sem emissão de autorização do Banco Central, no caso do Brasil.

o entanto, o que muitos investidores iniciantes podem não saber é que existem outras maneiras de comprar Bitcoin. Inclusive por meio de intermediárias seguras e certificadas, como as corretoras de criptoativos, chamadas Exchanges.

Com isso, abre-se um mundo de novas possibilidades, trazendo opções como investir em Bitcoin com pouco dinheiro, ou de modo indireto.

Para quem ainda está aprendendo mais sobre o assunto, confira algumas maneiras de investir em Bitcoin no Brasil sem ser pelo método convencional de pessoa para pessoa:

1. Exchange

A começar pela Exchange, esta é uma das formas mais tradicionais e simples para quem deseja saber como investir em Bitcoin com pouco dinheiro.

As corretoras de criptomoedas trabalham de modo semelhante às operadoras tradicionais, com a diferença de que sua atuação foca no mercado de ativos digitais. Desse modo, elas são desenvolvidas e programadas para atender as necessidades de diferentes perfis de investidores, inclusive àqueles que possuem um baixo valor inicial de aplicação.

Por meio de uma Exchange, o cliente pode adquirir frações de Bitcoin, à medida de 1 centésimo de milionésimo de Bitcoin (0,00000001 BTC), o que reduz consideravelmente o seu valor de investimento total.

Além disso, as corretoras de criptomoedas também apresentam características vantajosas para novos perfis, como a segurança e uma menor burocracia para investir. O usuário realiza o aporte, transfere o valor para sua conta e solicita o investimento para a exchange. Em seguida, a instituição assume todas as principais etapas, como realizar o fracionamento e as medidas de segurança exigidas pela tecnologia blockchain para validar a transação.

Dessa forma, o investimento passará a render como outro ativo tradicional, permitindo que o usuário possa administrar suas frações de criptomoeda com maior liberdade, optando pela revenda ou pela manutenção da moeda em sua carteira.

Além disso, a Exchange permite alternativas para investir em Bitcoin com pouco dinheiro sem prejudicar os possíveis rendimentos e valorização do ativo dos clientes.

2. ETF

Enquanto isso, para quem quer saber como investir em Bitcoin no Brasil com pouco dinheiro e sem ter a burocracia de abrir conta em corretora, pode optar por um ETF de criptomoeda.

Exchange Traded Fund, ou Fundo de Índice, como é popularmente conhecido, se refere a um investimento que utiliza um indicador de referência ao montar sua carteira. Assim, o fundo passa a replicar o comportamento de uma carteira teórica desenvolvida com base no comportamento e análises desse índice.

De forma paralela, os investidores que aplicaram recursos em um ETF contam com a segurança das movimentações secundárias, mas sem abrir mão dos rendimentos.

Com isso, um ETF de criptomoeda permite a criação de um fundo de investimento baseado em indicadores de Bitcoin e outras moedas virtuais. Desse modo, quando as moedas se movimentam, o fundo também reproduz essa valorização ou desvalorização, porém de forma indireta. Em outras palavras, o investidor conta com uma segurança maior em seus ativos digitais, sem correr tantos riscos quanto com uma aplicação direta no mercado.

Além disso, uma das principais características de investir por meio de um ETF de criptomoeda é o valor aplicado. Fundos de índice costumam ser consideravelmente mais acessíveis do que investimentos diretos em frações de Bitcoin, já que suas cotas custam menos de R$ 100.

Ainda, podem apresentar uma cesta variada de composição, incluindo outras criptomoedas, como é o caso do HASH11. Assim, permitem não apenas uma segurança maior para o investidor, como também diversidade na composição da sua carteira.

Claro, também existem ETFs que replicam índices apenas do Bitcoin, como o BITH11 e o QBTC11. A variedade de opções para o usuário escolher também é um ponto positivo desses fundos.

Com um ETF de criptomoeda, torna-se possível investir em Bitcoin com pouco dinheiro, ainda que indiretamente.

3. Fundo de investimento

Por fim, os fundos de investimento tradicionais também são alternativas interessantes para quem quer saber como investir em Bitcoin no Brasil e com pouco dinheiro.

Esses ativos são mais populares entre usuários ativos do mercado financeiro, e agem por meio de gestão indireta de uma administradora. Assim, diversos investidores aplicam recursos em um fundo coletivo, reduzindo os riscos para todos os perfis.

Enquanto isso, o fundo é composto pelos ativos desejados em cada categoria, podendo ser exclusivamente Bitcoin, ou uma carteira variada com outras criptomoedas e ativos de classes variadas.

Além disso, a vantagem dos fundos de investimento é possibilitar a atuação dos investidores pela corretora de valores. Nesse caso, usuários que preferem contar com corretoras tradicionais, em vez de exchanges, possuem essa alternativa mais acessível.

Por outro lado, os rendimentos serão menores do que um investimento convencional em Bitcoin, de forma direta, por exemplo. No entanto, o risco e a volatilidade também ficam diluídos. Então, para quem busca como investir em Bitcoin com pouco dinheiro, opções indiretas, como um fundo de investimento, podem ser interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário