Para CIA, Nordeste era crucial para defender EUA de ataque soviético - Se Liga na Informação





Para CIA, Nordeste era crucial para defender EUA de ataque soviético

Compartilhar isso

Relatório da agência americana elaborado na década de 50 pregava aliança com o Brasil para impedir ofensiva comunista a partir da região; milhares de documentos antigos secretos foram divulgados nos EUA nesta semana.


Militares americanos posam para foto, um deles montado em um burro, em momento de descontração em uma praia de Natal (RN) em junho de 1943 (Foto: Ivan Dmitri/Michael Ochs Archives/Getty Images)
Após ocupar o Leste Europeu, os soviéticos agora avançam pelo Hemisfério Sul. As tropas comunistas invadem a Austrália, ocupam a África e de lá partem para a conquista do território de onde lançarão a ofensiva final contra os Estados Unidos: o Nordeste do Brasil.
O cenário hipotético é narrado em um relatório da CIA (agência de inteligência dos EUA) divulgado nesta semana, entre cerca de 800 mil documentos que vieram à tona após um longo processo movido por defensores do livre acesso à informação.
Intitulado "O fortalecimento econômico-militar do Brasil: fator de importância central para a segurança dos EUA e do mundo democrático", o documento de 33 páginas destaca o papel que o Nordeste poderia ter em um eventual confronto entre os Estados Unidos e a União Soviética na Guerra Fria.
Separada da costa africana por apenas 3 mil quilômetros, a região é descrita no relatório como sujeita a conflitos sociais e um "potencial centro de agitação e disseminação de ideais comunistas", mas considerada crucial para a defesa do Atlântico-Sul e dos Estados Unidos em caso de um ataque russo a partir da África.
Segundo a CIA, o Nordeste era tão importante para a segurança dos EUA quanto o Canadá e o Canal do Panamá, a conexão marítima entre o Atlântico e o Pacífico. A agência cita o general francês Lionel Max-Chassin, para quem uma hipotética ofensiva soviética contra os EUA incluiria ataques a partir do Ártico e da "faixa costeira entre Natal e a Bahia".
"Um segundo movimento, precedendo a invasão final, pode se voltar à conquista da zona de Cuba e do México, no sul, e da Terra Nova e Labrador, no norte. Só na última etapa uma ofensiva generalizada seria lançada contra o coração da força naval", diz o general.
Não é possível identificar a data do relatório, divulgado apenas parcialmente. Porém, eventos citados no texto indicam que ele foi elaborado na década de 1950, quando as duas potências se armavam para um possível conflito.
A Guerra Fria, como o período ficou conhecido, só se encerrou com o colapso da União Soviética, nos anos 1990.

Contrapropaganda e modernização

O documento defendia duas linhas de ação para aproximar Brasil e Estados Unidos e impedir a infiltração comunista em terras brasileiras.
No campo ideológico, a CIA sugeria a criação de um órgão de contrapropaganda para combater a influência soviética e a "eliminação ou neutralização" de grupos comunistas presentes em "todo o país e em diferentes esferas do governo".
Na economia, defendia sanar os problemas que impediam o desenvolvimento do Brasil e que poderiam facilitar a disseminação do comunismo no país, como o "atraso cultural", a pobreza e a "politização das massas por agentes comunistas".
Entre as ações que a agência considerava essenciais estavam modernizar a agricultura brasileira, difundir a energia hidrelétrica e ampliar a produção de combustíveis fósseis.
Se recebesse o apoio militar devido, diz a CIA, o Brasil poderia assumir integralmente a defesa do Nordeste, do Atlântico-Sul e até participar de batalhas contra os soviéticos na Europa.
"Com uma população de cerca de 53 milhões de habitantes, o Brasil está em posição de mobilizar, num tempo razoável, entre 20 e 25 divisões de infantaria (de 400 e 500 mil homens), sem afetar muito sua economia interna", calculava o órgão.
Se, porém, os dois países não se aproximassem voluntariamente, o relatório diz que "isso obviamente levaria a uma intervenção dos EUA no território brasileiro em caso de um conflito com a Rússia".

Intervenções e Segunda Guerra

Os Estados Unidos passam a considerar o Brasil e a América Latina como parte de sua zona de segurança com a Doutrina Monroe, de 1823, que buscava restringir a ação de potências europeias nas Américas.
Outro passo foi dado em 1904 com o Corolário Roosevelt e a política do "Big Stick" (grande porrete, em português), com os quais os EUA passaram a justificar intervenções militares para preservar seus interesses na região.
Poupado de interferências mais agudas como as experimentadas por alguns vizinhos, o Brasil estreitou os laços com os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) ao se unir aos Aliados contra Alemanha, Itália e Japão.
Soldados brasileiros são enviados à Itália, e o Brasil passa a abastecer a indústria bélica dos EUA com borracha e outras matérias-primas. No início dos anos 1940, Natal se torna a mais movimentada base aérea dos EUA no exterior, ponto de apoio para operações na Ásia, África e Europa.
A parceria deixou uma impressão tão boa nos EUA que, anos após o fim da guerra, a CIA defendeu repeti-la diante da ameaça soviética.
No fim do relatório, a agência afirma que Brasil e EUA "devem representar os últimos bastiões da liberdade, reafirmando a tradição histórica de aliados leais e sinceros".
"Acreditamos na sobrevivência das forças espirituais, do poder da fé e da doutrina cristã, e é por essa razão que nos devotamos a esta nova cruzada, que irá, certamente, confirmar uma vez mais o triunfo das forças da cultura e da civilização sobre as forças materialistas [soviéticas]", conclui o documento.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário