Vivendo No Fundo Do Poço - Se Liga na Informação





Vivendo No Fundo Do Poço

Compartilhar isso


Texto: 1 Reis 17:5-16

Introdução: Quando você está vivendo no fundo do poço a única direção a olhar é para cima. Você juntou todos os seus recursos e encontrou apenas o suficiente para o momento e nenhuma provisão para o futuro. Este é o lugar onde esta mulher viúva estava vivendo. Através do profeta, Deus desafiou esta mulher a olhar para cima e ter fé novamente.


Ele a desafiou a exercitar sua fé mais uma vez. Era um desafio porque ela estava "vivendo no fundo do poço". Era um desafio porque a necessidade era tão grande e suas habilidades eram tão pequenas. Afinal, como Deus poderia ter escolhido alguém menos capaz de prover para o profeta que ela? Mas é por isso que Ele a escolheu e em troca ela escolheu crer em Deus.



Deus diz que quanto mais sem esperança suas circunstâncias, mais provável será seu milagre. Quanto maiores seus cuidados, mais genuínas são suas orações. Quanto mais escuro o quarto, mais necessidade de luz. A ajuda de Deus está próxima e sempre disponível, mas só é dada àqueles que a buscam.



Quando olhamos para as nossas circunstâncias, boas ou más, devemos estar sempre procurando a provisão de Deus. Precisamos procurar a mão de Deus em todas as situações. Deus está sempre lá - mesmo no fundo do poço - e Ele está sempre pronto para prover. Nossa fé é a chave para sair do poço; mas deve atender a certos requisitos.

I. A Fé Não Deve Perder A Esperança (Vv. 11-12).


A. A viúva havia perdido a esperança de que ela e seu filho sobreviveriam.


- Ela estava fazendo a última coisa que podia e sabia fazer. Evidentemente, ela tentara tudo o que era possível. Mas ela perdera a esperança de que houvesse provisão para o amanhã.





B. A viúva havia decidido que a morte era inevitável.

- Ela pode ter ficado incomodada porque Elias teve a ousadia de pedir que ela o ajudasse quando ela era a pessoa necessitada. "Você não entende, eu estou preparando a minha última refeição para o meu filho e eu e depois vamos ficar sem nada! Não há esperança para mim, por que eu deveria me preocupar com você?"



C. No começo ela não se via como candidata a um milagre - Mas Deus sim!

II. A Fé Deve Ser Comprometida (Vs. 13-14).


A. Ele ordenou que ela fosse em frente com seus planos, mas colocou Deus em primeiro lugar.


- Ela foi desafiada a não ter medo, mas a dar algo além da sua capacidade.




- Ela já estava sem opções, o que daria para honrar a Deus? Vá em frente e faça o que deves fazer, mas faça isso dando a Deus a glória de realizar o impossível.



B. O mandamento de Deus é sempre seguido por uma promessa.

- Se você fizer isso - Deus fará isso! Se você estiver disposto a se comprometer com o plano de Deus, Deus cuidará de você.
- Não é que Deus quer que façamos barganhas com Ele - é exatamente o oposto. O que ele quer que nós saibamos é que existem certos requisitos que nossa fé deve cumprir antes que as rodas sejam colocadas em movimento.

III. A Fé Deve Estar Disposta A Agir (V.15).


A. Ela foi movida pela fé em vez da razão.


- Quando você está vivendo no fundo do poço, você pode não ter muitas opções, mas você sempre terá uma - obedecer a Deus.



B. Eu duvido que ela entendeu. Mas ela estava disposta a aceitar a palavra do Senhor.





- A fé não vem pelo entendimento, mas por ouvir ou receber a palavra.
- Fé não é a substância das coisas vistas, mas das coisas não vistas.

IV. A Fé Deve Ser Consistente (V.16).


A. O milagre continuou porque ela continuou em sua fé.


- Se a qualquer momento ela tivesse decidido que Deus não era capaz de cuidar dela, o milagre teria cessado. Mas antes e depois de sua necessidade ser satisfeita, ela estava disposta a crer em Deus.
- A fé vivida sempre sustenta o filho de Deus.



B. Às vezes, Deus nos chama para simplesmente continuar confiando e esperar Nele.

Conclusão: Viver no fundo do poço significa que fizemos tudo o que podíamos e ainda não foi o suficiente. Estamos desapontados. Estamos exaustos Parece que não há maneira de contornar os obstáculos. Estamos no final da nossa corda e estamos escorregando rápido. Mas espere! Deus está no fundo do poço com você.



Não importa se você está na fornalha ardente, na cova dos leões ou no fundo do poço - contanto que Deus esteja lá com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário