Escola Bíblica Dominical: O Espírito Que Adota, Vivifica e Orienta - Se Liga na Informação



Escola Bíblica Dominical: O Espírito Que Adota, Vivifica e Orienta

Compartilhar isso
"Pois de vocês viverem de acordo com a carne, morrerão, mas se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão" - Romanos 8.13



QUAL O PAPEL DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSA VIDA HOJE?

A identidade do Espírito Santo pode originar muitas perguntas: Quem é o Espírito Santo? Para que eu preciso ele? Qual é a função do Espírito Santo? A bíblia explica com clareza o que é o Espírito Santo, e qual o papel que o mesmo pode exercer em nossa vida. De todos os presentes que Deus tem dado à humanidade, não há um maior do que a presença do Espírito Santo. O Espírito tem muitas funções, papéis e atividades. Primeiro, Ele trabalha nos corações de todas as pessoas em todos lugares. Jesus disse aos seus discípulos que enviaria o Espírito ao mundo para convencer “o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:7-11). Todas as pessoas têm uma consciência de que Deus existe, quer admitam ou não, pois o Espírito aplica as verdades de Deus às mentes dos homens para convencê-los com argumentos suficientes e justos de que são pecadores. Responder a essa convicção leva os homens à salvação. Quando somos salvos e pertencemos a Deus, o Espírito passa a residir em nossos corações para sempre, selando-nos com a promessa que confirma, certifica e assegura nosso estado eterno como Seus filhos. Jesus disse que enviaria o Espírito para ser nosso Consolador, Conselheiro e Guia. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (João 14:16). A palavra grega traduzida como “consolador” significa um que é chamado para o lado de alguém, e dá a ideia de alguém que encoraja e exorta. A palavra para “esteja” tem a ver com sua residência permanente nos corações dos crentes (Romanos 8:9; 1 Coríntios 6:19, 20; 12:13). Jesus enviou o Espírito como uma “compensação” por Sua ausência, para executar as funções que Ele mesmo teria executado se tivesse permanecido pessoalmente conosco.


Uma dessas funções é revelar a verdade. A presença do Espírito dentro de nós nos capacita a entender e interpretar a Sua Palavra. Jesus disse aos seus discípulos: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade” (João 16:13). Ele revela a nossas mentes o conselho completo de Deus em relação ao louvor, doutrina e vida cristã. Ele é o verdadeiro guia, indo na nossa frente, mostrando o caminho, removendo os obstáculos, abrindo as portas para o entendimento e fazendo todas as coisas claras e evidentes. Ele nos mostra o caminho que devemos seguir em todas as coisas espirituais. Sem um guia assim, seríamos propensos a cair em erro. Uma parte crucial da verdade que Ele revela é que Jesus é quem disse ser (João 15:26; 1 Coríntios 12:3). O Espírito nos convence da divindade e procedência de Cristo, assim como de Sua encarnação, de Sua identidade como o Messias, de Seus sofrimentos e morte, de Sua ressurreição e ascensão, de Sua exaltação à mão direita de Deus e de Sua função como o Juiz de tudo. Ele dá glória a Cristo em tudo (João 16:14).

Uma outra parte de sua função é distribuir dons. 1 Coríntios 12 descreve os dons espirituais outorgados aos crentes para que possamos funcionar como o corpo de Cristo na terra. Todos esses dons, grandes e pequenos, são dados pelo Espírito para que possamos ser Seus embaixadores ao mundo, mostrando Sua graça e glorificando a Ele.

O Espírito também funciona como o produtor de fruto em nossas vidas. Quando Ele habita em nós, Ele começa o processo de colher fruto em nossas vidas - amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gálatas 5:22-23). Esses não são frutos da carne, que é incapaz de produzir tal fruto, mas são os produtos da presença do Espírito em nossas vidas.

O conhecimento de que o Espírito Santo de Deus passou a residir em nossas vidas, que Ele executa todas essas funções tão milagrosas, que Ele habita conosco para sempre e nunca vai nos abandonar ou deixar – tudo isso é motivo de grande alegria e conforto. Graças a Deus por esse Presente tão precioso – o Espírito Santo e Seu trabalho em nossas vidas!




O Espírito Santo quer falar para nós, particularmente através da palavra de Deus.
Quando Jesus deixou os discípulos, disse a eles que enviaria o Espírito Santo. „Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.“ João 14,26. Os discípulos precisavam o Espírito Santo, para lembrar de tudo que Jesus os tinha ensinado, quando esteve aqui na Terra. Hoje o Espírito Santo fala a nós, exatamente da mesma maneira, através da bíblia. Por isso é tão importante de ler, o que está escrito. O Espírito Santo nos ajuda a entender o que lemos, e nos lembra em muitas situações daquilo que está escrito.

O ESPÍRITO SANTO QUER NOS ENSINAR, QUEM JESUS É, VERDADEIRAMENTE

„Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não faltará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.“ João. 16, 12-14
Quando Jesus esteve aqui na Terra, aconteceu uma grande obra de redenção nele. Ele abriu um novo e vivo caminho para nós. Ele é nosso Sumo Sacerdote e precursor, que nos entende nas nossas batalhas e nos ajuda. Você pode ler mais sobre isso na carta aos Hebreu. Tome do seu tempo para ler isso, e ore para que o Espírito Santo fale para você, para que se torne vivo aquilo que lêes. O Espírito Santo tem muito a nos dizer sobre isso, como Jesus é, e o que significa para nós, o fato dele ter vivido aqui na Terra como humano.

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO: NOS DAR FORÇAS NA LUTA CONTRA O PECADO

Antes de deixar a terra Jesus disse; „…mas vós sereis batizados com o Espírito Santo…. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas.“ Atos 1, 5-8 na nossa natureza humana existem forças que são muito mais poderosas do que nós mesmos. Paulo disse: „Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.. …E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espirito.” Gálatas 5, 16-25. O Espírito Santo quer nos fortalecer para que não cedemos cada vez que formos tentados a ceder ás concupiscências na nossa carne.

E NÃO ENTRISTEÇAIS O ESPÍRITO SANTO DE DEUS…” EFÉSIOS 4-30

O Espírito Santo quer nos ajudar e falar a nós através da bíblia. Mas quem lê a bíblia com um desejo sincero? O Espírito Santo quer nos conduzir, mas quem quer usar a força para lutar contra o pecado na carne, contra as paixões e concupiscências? A obra do Espírito Santo é de nos ajudar, não entristeçamos a ele, mas sim ouvir a obedecer a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário