A impureza da igreja de Coríntio 1 Coríntios 5.1-13 - Se Liga na Informação





A impureza da igreja de Coríntio 1 Coríntios 5.1-13

Compartilhar isso

Introdução

Meus amados irmãos, dando continuidade da nossa exposição de 1 Coríntios, hoje chegamos no capítulo 5, onde vamos aprender sobre algumas coisas ruins que estavam acontecendo naquela igreja e que os membros praticamente não levavam a sério. Vamos ver também uma das marcas de uma igreja saudável, que é a Disciplina.
Podemos dividir esse capítulo em 3 partes:

1. A IRRELEVÂNCIA DO PECADO (VV.1-5)
2. JOGANDO FORA TODA A IMPUREZA (VV. 6-8)
3. A DESASSOCIAÇÃO COM AQUELES QUE PRATICAM A IMPIEDADE (VV. 9-13)

Algo muito desastroso estava acontecendo naquela igreja.

1. A IRRELEVÂNCIA DO PECADO (VV.1-5)
1.1. A imoralidade da Igreja v.1

O que estava acontecendo na igreja? Um jovem se deitou com a sua madrasta, ou melhor, ele tinha um caso com ela, fazendo isso, violando uma lei expressa em Deut.22.30 que diz: Nenhum homem tomará a mulher de seu pai, nem descobrirá a nudez de seu pai.

E nudez dentro do pensamento judeu é sexo. Também ele estava violando outra lei em Levítico 20.10 que fala sobre adultério, e que isso era pago com a morte, fazendo isso eliminando o pecado no meio do povo. E o que a igreja fez a respeito disso? Absolutamente nada!

Paulo chega a dizer que eles estavam tão cheios de si por dizerem que tinham muito conhecimento de muitas coisas, que não lamentaram sobre o ocorrido. E esse aqui era um dos maiores problemas na igreja de Corínto, a arrogância e não a imoralidade.

Eles não apenas passaram a desprezar os padrões bíblicos estabelecidos, mas adotaram costumes ímpios, fazendo muito pior que os próprios ímpios que não tinham conhecimento revelado por Deus.

Nós não podemos tolerar o pecado dentro do povo de Deus, e isso é muito sério meus irmãos. Devemos eliminá-lo do nosso meio. E como fazemos isso?

Através da Confissão, Arrependimento, Perdão e da Disciplina Eclesiástica. Mateus 18.15-17 nos dá o padrão de como devemos proceder nesse caso. 

Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;
Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.

Aqui visa a esperança de não ser necessário levar o assunto para as autoridades na igreja ali estabelecidas que na verdade representam as pessoas envolvidas.

CÓDIGO DE DISCIPLINA DA IPB CAPÍTULO VI - PROCESSO - Seção 1ª - Disposições Gerais - Art.42 –
§ 1º - Qualquer membro de Igreja em plena comunhão ou ministro pode apresentar queixa ou denúncia perante o Conselho; ...§ 2º - Toda queixa ou denúncia deverá ser feita por escrito.
Art.46 - Terão andamento os processos intentados, somente quando: a) o Concílio os julgue necessários ao bem da Igreja; b) iniciados pelos ofendidos, depois de haverem procurado cumprir a recomendação de Nosso Senhor Jesus Cristo em Mateus 18: 15, 16.
Art.47 – Toda pessoa que intentar processo contra outra será previamente avisada de que se não provar a acusação fica sujeita à censura de difamador, se tiver agido maliciosa ou levianamente.

2. JOGANDO FORA TODA A IMPUREZA (VV. 6-8)

É uma passagem bem difícil. Quando Paulo dá ordens de se “expulsar o transgressor” e que “seja entregue a satanás” visa o arrependimento e a Salvação dessa pessoa, algo que só poderia ser alcançado com a“destruição da carne” ou melhor, a morte da velha natureza com apetites pecaminosos desenfreados. Quando essa pessoa, tivesse o domínio sobre suas tendências carnais.

Em 2 Coríntios 2.5-11 parece que esse homem se arrependeu desse fato.
Devemos saber algo que a igreja reunida em assembleia possui autoridade dada por Jesus em João 14.3:

E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

O que nós, Presbiterianos dizemos sobre isso? Na Confissão de Fé de Westminster que vamos estudar logo mais, no capítulo 20.4 CAPÍTULO XX - DA LIBERDADE CRISTÃ E DA LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA diz:

IV. Visto que os poderes que Deus ordenou, e a liberdade que Cristo comprou, não foram por Deus designados para destruir, mas para que mutuamente nos apoiemos e preservemos uns aos outros, resistem à ordenança de Deus os que, sob pretexto de liberdade cristã, se opõem a qualquer poder legítimo, civil ou religioso, ou ao exercício dele. Se publicarem opiniões ou mantiverem práticas contrárias à luz da natureza ou aos reconhecidos princípios do Cristianismo concernentes à fé, ao culto ou ao procedimento; se publicarem opiniões, ou mantiverem práticas contrárias ao poder da piedade ou que, por sua própria natureza ou pelo modo de publicá-las e mantê-las, são destrutivas da paz externa da Igreja e da ordem que Cristo estabeleceu nela, podem, de justiça ser processados e visitados com as censuras eclesiásticas.

CAPÍTULO XXX.IV - DAS CENSURAS ECLESIÁSTICAS nos diz:

IV. Para melhor conseguir estes fins, os oficiais da Igreja devem proceder na seguinte ordem, segundo a natureza do crime e demérito da pessoa: repreensão, suspensão do sacramento da Ceia do Senhor e exclusão da Igreja.

Por isso que é importante sabermos como a igreja procede caso sejamos nós que procedermos assim.

Paulo no verso 6 fala algo que a jactância deles não era boa. Jactância é orgulho, orgulho esse que os tinha levado a pecar contra contra o Senhor. Esse orgulho trazia sérias consequências. Diz que eles devem eliminar o fermento que tem uma conotação do pecado. Fermento. 0 fermento era usado como uma metáfora comum para alguma influência corruptora. Durante a festa anual da Páscoa, os israelitas removiam todo o fermento de suas casas (Ex 12.15).

Por outro lado, os Cristãos verdadeiros são purificados pelo sangue de Cristo. Ele trata toda a comunidade da igreja como Cristãos Genuínos.

Mas ao tolerarem o pecado, a igreja estava se tornando corrupta e precisava ser purificada. Como fazer isso?
Aplicando a Disciplina!

A verdadeira natureza de cada um vai ficando mais clara quando a fé é examinada e provada pelo tempo, vai ganhando maturidade.

Paulo aponta para Cristo, o nosso verdadeiro Cordeiro Pascal, sendo o sacrifício definitivo para a nossa salvação. Celebramos a festa, nosso culto não com pecado ou maldade, mas com sinceridade e verdade.

3. A DESASSOCIAÇÃO COM AQUELES QUE PRATICAM A IMPIEDADE (VV. 9-13)

Fujam daqueles que praticam tais coisas. Por que? Por que podem te levar pra muito longe de Deus. Nem com aqueles que se dizem irmãos em Cristo, mas vivem uma vida devassa sem qualquer pingo de arrependimento. Fujamos da aparência do mal.

Paulo apresenta uma lista daqueles que deveriam ser excluídos da associação livre e aberta nos âmbitos doméstico e social. 

Há, naturalmente, o devasso (ou fornicador). A pessoa que tem um comportamento sexual ilícito não dignifica a mesa do cristão. 

A pessoa avarenta (ou cobiçosa), estimulada pela cobiça e motivada pelo interesse próprio, faz uma pobre companhia para o homem que deseja servir a Deus. 

idólatra, com sua deferência aos deuses falsos e conceitos materialistas, não é um parceiro de refeição adequado para aquele que aceita e honra a Cristo. 

maldizente, que usa uma linguagem violenta e abusiva contra Deus e o homem, dificilmente acrescentará sabor à conversa à mesa. 

beberrão, com a sua conversa imbecil ou argumentos que visa somente briga, não edificará ninguém e constrangerá a todos. 

roubador, que enganou uma mulher crédula ou explorou um homem ingênuo, não pode acrescentar nada a uma refeição que está fundamentada em amor e caridade.
Devemos observar bem os de dentro da igreja, Paulo diz para julgarmos nessas circunstâncias os de dentro, porque os de fora fazem isso com o maior prazer, esse Deus os julgará! Apliquemos então a Disciplina para melhor andamento da Igreja de Deus.

CONCLUSÃO

Percebemos que devemos tratar o pecado como uma transgressão a Deus. Salmo 119.63 diz: 

Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos.
 
Se amamos a Palavra de Deus é nosso dever fazer isso. A forma como Deus trata ele, o pecado, algo que não tem acordo com Deus.

Devemos andar em santidade de acordo com a sua Palavra, eliminando das nossas vidas toda a impureza que nos afasta de Deus. Pode ser uma amizade da mais simples possível, namoro, ou algo assim, devemos eliminar antes que seja tarde. Observamos também como a Disciplina é favorável dentro da comunidade, que serve para santificação e arrependimento do fato ocorrido e que também devemos observar aqueles que andam de forma errada trazendo um mal testemunho para dentro da igreja, que não estão nem aí com a ofensa contra Deus, devemos nos afastar. Que façamos também uma autocrítica a nós mesmos, nos examinando, nós os da comunidade de Cristo, os de fora Deus os julgará!

Cristão Protestante, Servo de Cristo,Missionário e estudante de Teologia. Estudou Curso Bíblico e Teológico no CEIBEL, Capelania Hospitalar pelo CPO, Teologia Pastoral e Missiologia pelo Seminário Teológico Nacional, Bacharel em Teologia pela Universidade da Bíblia, Bacharel e Pós graduação em Teologia Reformada na FATERGE - Faculdade de Teologia Reformada de Genebra, Mestrado em Teologia pelo ESBI (SEPAT).Atualmente fazendo licenciatura em História pela UNIFRAN. Casado e pai de dois filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário