ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS - Se Liga na Informação





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS

Compartilhar isso
Versículo do dia
"E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.", Lc 1.35

Para impactar 
Dentre os mistérios da Trindade, uma coisa é certa, Jesus é o Filho de Deus e também o Deus Filho, que juntamente com o Pai e o Espírito Santo, são o Deus Todo-Poderoso.

Textos de Referência.
Lc 1.31-35

Introdução
Jesus Cristo é apresentado em seu Evangelho como o Unigênito Filho de Deus, e é sobre Ele que vamos tratar nesta lição: a segunda pessoa da Trindade, Jesus, que é Filho e também Deus.

#pontochave
"Jesus quando veio à terra como homem, ele cumpriu a lei, amou o próximo, salvou o homem do pecado, e deixou bem claro que realmente é o Filho de Deus..."

1. JESUS, O FILHO DE DEUS
"Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.", 1 Jo 4.9-10

1.1 A Veracidade de Jesus como Filho
O Novo Testamento é muito claro concernente a Cristo ser o Filho de Deus, pois isto é atestado por Deus, pelos discípulos e até mesmo por seu perseguidores, é importante entender que a Bíblia é um livro inspirado por Deus, e que sua historicidade é real, os fatos nela contidos, relatam a verdade absoluta da existência humana.
Desta forma, as Sagradas Escrituras relatam a verdade sobre quem foi, quem é e quem sempre será o nosso Senhor Jesus Cristo.
Vejamos o que o próprio Deus, os discípulos e outras pessoas disseram:
  • Deus
"E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.", Lc 3.22
  •  Discípulos
 "E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.", Mt 16.16
  •  O centurião
 "E o centurião, que estava defronte dele, vendo que assim clamando expirara, disse: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus.", Mc 15.39
  
1.2. A promessa no Antigo Testamento
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.", Is 9.6
O Antigo Testamento também revela Cristo como o Messias que haveria de vir e que ele é o próprio Deus Filho.
Daniel em uma de suas visões, vê o filho do homem, termo usado para definir o Filho de Deus.
"Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.
E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.", Dn 7.13-14

#pararefletireadorar
"Se somos crentes em Jesus Cristo, já passamos pela tempestade do Juízo. Ela aconteceu na cruz". Billy Graham
   
2. MESMO PODER
Jesus quando veio na terra como homem, Ele cumpriu a lei, amou o próximo, salvou o homem do pecado, e deixou bem claro que realmente é o Filho de Deus.

2.1. Vendo o Pai no Filho
João 14 relata que certa feita Jesus estava ministrando aos seus, tratando sobre sua ascensão ao céu, e a sua volta para buscar seu povo e Tomé lhe questiona sobre qual era o caminho que devia seguir e Cristo lhe respondeu que Ele mesmo é o caminho que leva o homem ao Pai.
Jesus traz uma afirmação extremamente importante, dizendo que, se o conhecessem, também conheceriam o Pai, então vem o comentário de Filipe que foi fundamental para identificarmos quem realmente é Jesus.
Filipe pede para ver o Pai, e Jesus lhe responde:
"Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?", Jo 14.8-9

"Ele cumpriu a lei, amou o próximo, salvou o homem do pecado..."

2.2. Jesus estava na criação de todas as coisas
"Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.", Jo 1.2-3
João escreve no capítulo primeiro sobre o Verbo que era Deus e que estava com Deus, trazendo uma referência sobre a Trindade, definindo Cristo como Deus e que também estava com Deus, e que Jesus estava na criação de todas as coisas, e sem Ele nada existiria.
Essa referência nos faz entender que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo realmente são a mesma essência, ou seja, Deus.

3. O GRANDE PROJETO
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.", Jo 3.16
3.1. Após a queda
Após a queda do homem, o contato dele com Deus ficou inviável, porém o amor de Deus pela sua criação falou mais alto, e um projeto foi colocado em prática, no qual a Trindade demonstrou o quão especial é o homem para o Senhor.

3.2. A Trindade trabalhando
Deus Pai resolve enviar o Deus Filho para morrer em lugar da humanidade, Deus Filho faz a vontade do Pai, e o Deus Espírito Santo vem diante dos homens convencê-los de seus pecados e aproximá-los de Deus novamente.

Conclusão
Jesus provou ser Deus ao ressuscitar. Ele venceu a morte porque era perfeito e era Deus. 
A Bíblia não deixa dúvidas: Jesus Cristo é o Filho de Deus, com mesmo poder, Glória e honra que tem o seu próprio Pai.

#aprendeu
1. Quem dos profetas do Antigo Testamento foi mencionado nesta lição, porque teve uma visão sobre Jesus Cristo?
2. Quem foi o discípulo que pediu a Jesus que lhes mostrasse o Pai? 
3. Quem foi responsável pelo grande projeto de redenção da humanidade?

Fonte: Revista Betel Conectar


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIO ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário