Escola Bíblica Dominical: Adão, o Primeiro Homem - Se Liga na Informação





Escola Bíblica Dominical: Adão, o Primeiro Homem

Compartilhar isso

TEXTO ÁUREO

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre […] toda a terra” (Gn 1.26).

VERDADE PRÁTICA

O homem não é um mero detalhe no Universo; o ser humano é a obra-prima de Deus, o Criador e Mantenedor de todas as coisas.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Gênesis 2.1-8.

OBJETIVO GERAL

Expor que o ser humano é a coroa da criação de Deus.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

 I. Apresentar os conceitos e os objetivos da doutrina bíblica do homem;
II. Descrever a criação dos Céus e da Terra;
III. Mostrar a criação de Adão, o primeiro ser humano;
IV. Conscientizar a classe acerca da missão e da tarefa do homem.


INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Vamos iniciar mais um novo ano. Após fazer uma reflexão das atividades pedagógicas do ano que passou, é hora de colocar em prática uma nova proposta pedagógica a fim de que seus alunos aprendam a Palavra de Deus da melhor forma.

Neste trimestre estudaremos a doutrina bíblica do homem, uma importante doutrina cristã. Qual o objetivo de Deus ao criar o mundo? Por que Deus criou o ser humano? Qual o propósito do homem neste planeta? São perguntas que interessam a essa importante disciplina da Teologia Sistemática, denominada também de Antropologia Teológica.

O comentarista deste trimestre é o pastor Claudionor de Andrade. Ele é escritor, conferencista e consultor doutrinário e teológico da Casa Publicadora das Assembleias de Deus.


Que a cada lição possamos aprender sobre o que Deus espera do ser humano que vive segundo os propósitos dele.


Conteúdo Adicional - a Presente Lição 

COMO O HOMEM FOI CRIADO - 

O homem é da Terra e a Terra é do homem. A este planeta estamos intimamente ligados. Não podemos fugir a este solo, pois dele o Senhor nos chamou à vida, e para ele haveremos de voltar.

a) matéria prima do homem. Deus escolheu o pó da Terra para modelar o homem. Ele poderia ter optado pelo ouro, ou pelo mármore. Naquele momento, porém, o Senhor não tencionava fazer uma joia, nem talhar uma estátua. Era o seu propósito criar algo infinitamente mais precioso: o ser humano segundo a sua imagem e semelhança.

O próprio Deus criou o homem, a coroa da criação. E usou o pó da Terra para criar-nos, pois nela vivemos e dela nos alimentamos. Nenhum outro solo, a não ser o da Terra, serviria para dar-nos forma.

b) O sopro divino. Após formar o homem do pó da terra, e nele imprimir a sua imagem, sopra-lhe Deus as narinas, tornando-o alma vivente (Gn 2.7). O Criador dispensou-nos cuidados paternos, de maneira que, embora pó e cinza, possuímos uma alma imortal que, um dia, a Ele tornará (Ec 12.7; 1Ts 5.23). Fomos criados no tempo, mas no coração vai-nos a eternidade (Ec 3.11).

c) Adão, um ser imortal. Deus não criou o homem para que viesse a morrer. Pelo contrário, Ele o fez imortal (Gn 2.17). Se Adão e Eva não tivessem pecado, ainda estariam vivos, e nós não precisaríamos conviver com a morte.

d. A missão do homem. Adão foi criado com uma tripla missão: governar a Terra, cultivar o solo de onde fora tomado e, especificamente, para guardar o jardim que o Senhor plantou no Éden (Gn 1.26; 2.15). O trabalho, por conseguinte, já fazia parte da vida humana antes mesmo da Queda. A partir do Éden, o homem deveria estender a civilização até aos confins do planeta, para que o Senhor fosse magnificado eternamente por seus filhos.


SUBSÍDIO DIDÁTICO

“‘Adão’ é uma palavra hebraica, o nome do primeiro homem, mas também é o termo bíblico para humanidade. O homem sozinho foi direta e indiretamente formado pelo Senhor, que lhes deu o fôlego da vida (2.7); criado à imagem e semelhança de Deus (1.26,27); dado a ele o direito de governar a criação como representante de Deus (1.26,28-30); moralmente responsável para obedecer às ordens de Deus; e dado uma natureza que requer intimidade, relacionamento com Deus e as pessoas” (RICHARDS, Lawrence. Guia do Leitor da Bíblia: Uma Análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª Edição. RJ: CPAD, 2012, p.26). 

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO - ADÃO, O PRIMEIRO HOMEM

Iniciaremos mais um trimestre. O primeiro do presente ano. É um momento importante para a reflexão do que foi feito ao longo do ano passado o que deve ser feito em relação ao ano que inicia.
320x480_CMB

O assunto do nosso trimestre é sobre da doutrina bíblica do homem, um tema importante da Teologia Sistemática. Para isso, você deve reunir bons livros de Teologia Sistemática, de preferência sob a perspectiva pentecostal, bem como uma boa Teologia Bíblica do Antigo Testamento. Planeje suas aulas para o trimestre e aprofunde a sua pesquisa acerca do tema. Assim, você e seus alunos crescerão ao longo do trimestre.


Resumo trimestre

Ao longo de 13 lições, estudaremos a doutrina bíblica do homem. De maneira geral, veremos que Deus criou o homem e este caiu; todavia, em seguida, o Altíssimo prometeu-lhe a salvação. A história do homem é uma história de criação, queda e redenção.

Nesse sentido, a primeira lição é uma introdução ao tema, focando logo em seguida em Adão, o primeiro ser humano. A segunda lição versa sobre a criação da mulher, Eva. A terceira, a respeito da natureza humana, sua constituição: corpo, alma e espírito. A quarta, dos atributos do ser humano: espiritualidade, racionalidade, sociabilidade, liberdade e criatividade. A quinta, da unidade da Raça Humana, com ênfase em sua unidade linguística original. A sexta, da sexualidade humana: objetivos e distorções da sexualidade. A sétima, da Queda do ser humano: livre-arbítrio e consequências. A oitava, da fundação da civilização humana, ou seja, sua origem, conflito e intervenção divina. A nona, o primeiro projeto global: Babel e a intervenção de Deus. A décima, do Evangelho que pode transformar a cultura. A lição 11, acerca do homem do pecado e sua missão.

A lição 12, de Jesus o homem perfeito: verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Finalmente, a lição 13 aborda o Novo Homem em Jesus Cristo, ou seja, conversão, justificação e santificação. Assim, você pode planejar o trimestre a partir do olhar o todo da lição.

 Lição 1

A primeira lição tem o objetivo de apresentar os conceitos e os objetivos da doutrina bíblica do homem. Por isso, ela introduz o assunto. Entretanto, a lição perpassa a criação dos Céus e da Terra, a criação do homem e sua missão. É possível, aqui, fazer uma reflexão bíblica acerca do sentido da vida. Por que o homem foi criado? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário