Escola Grande Rio homenageia Inhambupense na Marquês de Sapucaí - Se Liga na Informação





Escola Grande Rio homenageia Inhambupense na Marquês de Sapucaí

Compartilhar isso

Tricolor de Caxias recontou história do Inhambupense Joãozinho da Gomeia no 1º dia de Grupo Especial






Resultado de imagem para joãozinho da gomeiaA Grande Rio contou a história do pai de santo Joãozinho da Gomeia nesta madrugada de segunda-feira (24). Nascido em Inhambupe, em 1914, João Alves de Torres Filho - mais batizado como Joãozinho da Goméia ao se fixar, no Rio de Janeiro - foi um dos maiores líderes religiosos do país.



GEDC5309
Presidente da Câmara de Inhambupe Jeovan Vieira
Na sessão de 09 de Julho de 2019 a Câmara de Inhambupe aprovou uma moção de aplausos de autoria do Presidente da Casa Jeovan Vieira, a Escola Grande Rio pelA a homenagem ao filho da terra. Na ocasião o autor da moção disse: “É uma honra para todos nós, ver o nome de um Inhambupense como enredo em umas das principais escolas de Samba do Rio de Janeiro. Isso mostra que o nosso município tem muitas pessoas com grande relevância na cultura brasileira”.  



Em resposta a moção de aplausos, a Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio convidou o Poder Legislativo de Inhambupe para prestigiar uma mostra de seu samba-enredo em Duque de Caxias-RJ no final do mês de setembro



O DESFILE HISTÓRICO DA MADRUGADA DE DOMINGO PARA SEGUNDA



A escola criada em 1971 tenta seu primeiro título do Grupo Especial, mas teve problemas com dois carros, que podem diminuir as notas em quesitos como evolução e harmonia.



O abre-alas chamou atenção com tons terrosos e belos retalhos de panos e crochê, além de "um homem-pássaro". Só que uma parte dele ficou parada na concentração deixando um "buraco" na avenida;
O quarto carro, unindo candomblé e carnaval, se movimentou com dificuldades durante quase todo o desfile;


Um dos destaques da tricolor de Caxias foi a volta de Paolla Oliveira como rainha de bateria, fantasiada de Cleópatra, após dez anos fora.

Paolla Oliveira à frente da bateria da Grande Rio — Foto: Marcelo Brandt/G1


Paolla não foi a única famosa sambando. A escola teve nomes como Monique Alfradique, Agatha Moreira e Luísa Sonza.

Indo além das celebridades, a escola fez questão de contar com detalhes a trajetória de Joãozinho, a começar pela comissão de frente, sobre a infância do líder religioso.



Os componentes fizeram lembrar os tempos em que ele foi tomar banho no rio e relatou ter visto um grande pássaro. Depois, descobriria que se tratava da entidade cabocla que o guiaria até o fim da vida.



A segunda parte do abre-alas da Grande Rio, já na avenida — Foto: Alexandre Durão/G1

As alas também representaram os períodos conturbados de Joãozinho. Uma delas retratou a busca por cuidado médico após sofrer fortes dores de cabeça e outra reviveu a dificuldade de ter que dormir em sacos de embrulhar carne, em um armazém.



O terreiro da Gomeia, na cidade de Duque de Caxias, foi retratado no terceiro carro. O desfile terminou com uma crítica ao fato de o mesmo terreno estar abandonado.

Os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora fizeram sua estreia no Grupo Especial com a missão de recolocar a escola em um bom posto.

Nos últimos dois anos, a Grande Rio ficou de fora do Desfile das Campeãs e tenta voltar a ele com o enredo “Tata Londirá: O canto do caboclo no quilombo de Caxias”.



Resta saber até que ponto os contratempos com os dois carros vão prejudicar as notas da escola.

Outras Informações: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário