BRASIL VIVE NUMA "JURISTOCRACIA", DIZ DIEGO CASTRO SOBRE RECENTES DECISÕES DO STF. - Se Liga na Informação





BRASIL VIVE NUMA "JURISTOCRACIA", DIZ DIEGO CASTRO SOBRE RECENTES DECISÕES DO STF.

Compartilhar isso



O líder do movimento  Bahia Direita, Diego Castro, deferiu duras críticas ao judiciário nacional.


Castro, que também é advogado, disse que "o ativismo judicial deturpado da Suprema Corte, instaurou um sistema "juristocrata" no Brasil" 


 Em conversa, por telefone, com a nossa redação hoje pela manhã, o líder baiano comentou:


"O ativismo judicial deturpado da nossa corte instalou no país um atípico sistema de governo, " a juristocracia". O STF sugou sumariamente as competências do legislativo e do executivo e os tornaram meros coadjuvantes do sistema tripartite". 


 Em seguida, ele criticou o conteúdo da decisão da última quinta, 15/04, que anulou as condenações do ex- presidente Lula e disse que "houve potencialização do princípio da territorialidade" :


"Qualquer um minimamente conhecedor do direito enxerga que há "conexão" no caso"- quando se percebe mais de um réu que atuou em outras regiões no mesmo contexto criminal e "continência probatória"- quando se vê, inegavelmente, que a PETROBRAS, a fonte das propinas, interligam os delitos. A corte fez "vista grossa" a isso. E pior,  simplesmente potencializou o conceito de territorialidade e esqueceu que os dois institutos jurídicos que citei, afastam esse princípio. Portanto, não há que se discutir a competência do juízo de Curitiba." 


Ainda em comento da anulação das condenações, Castro concluiu:


"A verdade resumida é: anulando as condenações, deixaram Lula elegível. Tornando o juízo de Curitiba suspeito ( julgamento que ocorrerá), o transformarão em mocinho e, não duvidem, pedirão sua canonização" , concluiu em tom de ironia.


Diego Castro é visto como um possível e crescente nome à Assembleia Legislativa ou a Câmara Federal em 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário