Bíblia: Um Novo Mandamento Que Vos Escrevo - Se Liga na Informação





Bíblia: Um Novo Mandamento Que Vos Escrevo

Compartilhar isso


 Texto: 1 João 2:6-9

Introdução: Jesus veio buscar e salvar os perdidos. Paulo foi inspirado a escrever: “pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação” (2 Coríntios 5:19).

O Evangelho Segundo Lucas e o Livro de Atos são irrefutáveis, estabelecidos para serem um registro preciso, embora não exaustivo, da vida de Cristo e da propagação do Evangelho nas primeiras décadas após a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo. Asseguro-lhe que, embora não rejeitamos a validade histórica dos quatro Evangelhos, poderia dar-lhe os nomes de historiadores do primeiro século que mencionaram Cristo. Houve o historiador judeu Flavio Josefo e dois historiadores romanos, Tácito e Caio Suetónio.

Os Evangelhos sinópticos, Mateus, Marcos e Lucas nos fornecem um relato preciso do nascimento, vida, ensinamentos e sacrifício de Jesus Cristo. A palavra “sinóptico” significa ver da mesma forma, e qualquer boa harmonia dos Evangelhos ilustrará esse ponto. O Evangelho Segundo João - é o Evangelho “de” Jesus Cristo, “Segundo” João - foi escrito posteriormente para convencer as pessoas de que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e para persuadi-las a confiar Nele para a vida eterna. É respondida a heresia gnóstica daquela época, assim como fornece respostas para as heresias hoje.

A Primeira Epístola de João refuta a afirmação gnóstica de que Jesus apenas parecia ser humano (1:1-4). Nesta pequena epístola responde essa heresia e todas as heresias semelhantes. Também revela como podemos saber que conhecemos Jesus Cristo (2:3-5). Isso é ampliado nos versos 6-9.

I. Todos os Crentes Devem Andar Como Jesus ​​Andou. V. 6.

“aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou”

A. “Aquele que diz estar nele” deve viver como Jesus viveu.

1. Todos os verdadeiros crentes permanecem em Cristo.

“Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos” (João 8:31).

“Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito” (João 15:7).

2. Nenhum incrédulo permanece Nele.

“Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas” (João 15:6).

3. Se você permanece em Cristo, o Espírito Santo permanece em você.

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós” (João 14:16-17).

4. Permanecer em Cristo é ser habitado pelo Espírito Santo.

5. Se você permanece em Cristo, você precisa ser cheio do Espírito Santo.

6. Se você está cheio do Espírito Santo, você andará no Espírito.

B. Se você permanece em Cristo, você deve andar como ele andou.

1. As palavras “ele andou” refutam a falsa doutrina.

Jesus realmente era humano. Ele era de carne e osso. João e seus condiscípulos tocaram nele, viram-no, ouviram-no falar, comeram com ele e caminharam com ele. Jesus literalmente caminhou pelas ruas empoeiradas de Nazaré, vadeou as águas do Mar da Galileia e escalou a colina da Judéia. Ele trabalhou com as mãos. Ele experimentou fome e sede. E ele tinha um senso de humor incrível!

2. Enquanto Jesus andava entre eles, Ele manifestou Seu Pai celestial.

3. Jesus andou no poder do Espírito Santo.

“E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor” (Isaias 11:2).

“Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:16-17).

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor” (Lucas 4:18-19).

4. Somente na Cruz Jesus foi abandonado pelo Pai e pelo Espírito Santo.

5. Na terra, Jesus era o cabeça de Sua Igreja.

6. Durante a era da igreja, o Espírito Santo capacita a igreja.

“Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado” (João 7:39).

7. Se você andar como Jesus andou, você andará no Espírito.

“para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito” (Romanos 8:4-5).

“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça” (Romanos 8:9-10).

8. Tanto a adoração quanto o ministério dependem de sermos cheios do Espírito. Efésios 5:18

9. Nós nos tornamos testemunhas de Cristo quando somos cheios do Espírito Santo. Atos 1:8.

10. O Espírito Santo nos capacita a nos revestir de Cristo (ver Romanos 13:14).

C. Vamos examinar os princípios de se revestir de Cristo.

1. O propósito do Espírito Santo é glorificar a Cristo perante o mundo.

2. O Espírito Santo glorifica a Cristo dentro dos crentes.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6:19-20).

a. O enchimento do Espírito Santo produz o caráter de Cristo.

b. A presença do Espírito Santo produz uma compreensão de Cristo.

c. O Espírito Santo escreve a Palavra de Deus no coração (não em pedra).

d. Cristo habita no crente se ele estiver cheio do Espírito. Efésios 3:16-17.

e. Se você está cheio do Espírito Santo, Cristo é glorificado no corpo humano.

f. O Espírito Santo santifica os cristãos.

Deixe-me apresentar dois versículos para sua consideração ao pensar sobre o ministério do Espírito Santo nos corações dos crentes. O primeiro é Filipenses 2:5: “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus”. Quando o Espírito Santo o orienta de modo que você não apenas conheça a mente de Cristo, mas também comece a pensar como Cristo, você está no processo de santificação.

O segundo versículo é Romanos 8:29: “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. Qualquer que seja sua posição sobre a doutrina da eleição, podemos concordar em uma coisa? É o desejo de Deus que cada crente seja conformado à imagem de Seu Filho. Acredito que também podemos concordar em outro ponto: você não pode se conformar à imagem de Jesus Cristo. Esse é o ministério do Espírito Santo. Você se conforma bem com a imagem de Jesus?

Tanto o pensamento quanto a conformação implicam progresso. Devemos frequentemente parar para considerar nosso progresso no Senhor.

II. O Novo Mandamento Não é Novo de Forma Alguma. V. 7-8.

“Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz”. (2:7-8).

A. O maior mandamento não é um novo mandamento. V. 7

1. Embora não seja declarado aqui, o mandamento denota os dois maiores mandamentos.

a. Devemos amar o Senhor de todo o nosso coração, alma, mente e força.

b. Devemos amar nosso próximo.

2. A repetição aqui não é sem propósito.

a. Não há palavras perdidas na Bíblia.

b. A repetição é importante para os alunos de piano.

c. Um treinador de futebol treina a equipe para conduzir os jogos na prática até que eles os executem instintivamente.

d. Uma mulher passa maquiagem todas as manhãs.

e. Para um homem, barbear-se é bastante repetitivo.

B. O mandamento é um mandamento antigo.

1. Seu mandamento não é novo "em espécie".

2. "Não é velho" significa não velho "na espécie".

3. Eles sempre tiveram o mandamento de amar um ao outro.

4. Já era muito antes de João escrever essas palavras.

C. Por outro lado, Ele está dando a eles um novo mandamento. V. 8-9.

1. As trevas da velha vida de pecado estão passando.

2. A verdadeira luz já estava brilhando em e através de suas vidas.

3. As trevas do mundo foram invadidas pela “verdadeira luz” de Jesus Cristo.

4. Jesus é a luz do mundo.

Conclusão: Jesus prometeu que enviaria o Espírito Santo quando voltasse para o céu. O Espírito Santo convenceria as pessoas perdidas de seus pecados e do julgamento que viria. Ele procuraria convencê-los da justiça disponível para eles em Jesus Cristo.

Uma vez que o indivíduo recebe Jesus Cristo como Salvador, o Senhor coloca o Espírito Santo em seu coração, nutre-o e o desenvolve, para conformá-lo à imagem de Seu Filho (Romanos 8:29). No Espírito Santo, o crente é cheio de poder para ser uma testemunha de Cristo, para crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, para entender e aplicar a Palavra de Deus, e o poder para andar na luz - isto é, para ande como Jesus andou. Ele é aquele que nos permite amar uns aos outros como Deus nos ama. Esta é a vida de Cristo e está disponível para aqueles que vêm a Jesus para Sua grande salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário