ÊNFASES TEOLÓGICAS DE LUCAS - Se Liga na Informação


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ÊNFASES TEOLÓGICAS DE LUCAS

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Oração e o Espírito Santo


Cerca de metade do conteúdo de Lucas não é encontrado nos outros Evangelhos. Parte dessa matéria é nova e alguma elaboração, mas outros elementos são questões de detalhes distintos. Por exemplo, poucos leitores terão deixado de reconhecer a maior freqüência de situações em que Jesus é mostrado orando no relato de Lucas. Isso não apenas define um certo tom, mas também revela uma dimensão importante do relacionamento de Jesus com Deus Pai e modela esse meio de relacionamento para seus seguidores. Em Lucas, a oração precede a decisão: enquanto Mateus e Marcos também mostram Jesus se retirando para orar de tempos em tempos durante Seu ministério público (Mt 14:23; Marcos 1:35; cf. Lucas 5:16), somente Lucas nos diz que Jesus ora no momento do Seu batismo e que Ele “continuou a noite toda em oração a Deus” (6:12) antes de escolher os Doze; Da mesma forma, somente Lucas mostra Jesus “orando sozinho” antes da transfiguração (9:18–36). Mas a ênfase é difundida: há também parábolas distintas sobre a oração exclusiva de Lucas (11:5–8; 18:1–8; 18:9–14). Em Lucas, a oração exemplar dada por Jesus aos Seus discípulos segue em resposta ao exemplo da oração de Jesus, e somente Lucas relata as últimas palavras de Jesus como oração (23:34, 46). O tema da oração e da oração respondida é evidente desde o início nas narrativas de anunciação e nascimento peculiares a Lucas: a oração de Zacarias é respondida (1:13), a oração de Simeão é uma oração proeminente de bênção grata (2:22-28), e os poemas de Maria e Zacarias (seu Magnificat e seu Benedictus) são destaques de Lucas 1. Quando em seu batismo Jesus ora, os céus se abrem e o Espírito Santo desce em forma corpórea como pomba (3:21-22); quando Jesus ora na cruz, o véu do templo é rasgado de alto a baixo (23: 44-46).



A conexão da oração com a presença poderosa do Espírito Santo é, portanto, especialmente proeminente nos escritos de Lucas. Podemos pensar, é claro, em Atos 2. Mas a promessa do enchimento do Espírito Santo já está lá nas palavras do anjo Gabriel a Zacarias, ao servir no altar (Lucas 1:15), e o Espírito é prometida a Maria em sua aquiescência em oração (1:35-38) e depois chega a Isabel e ao bebê em seu ventre simplesmente com a saudação de Maria (1:41); Simeão está cheio do Espírito Santo enquanto ora (2:26-32). Essas conexões não são todas exclusivas de Lucas (por exemplo, Mateus 18:20), mas certamente são proeminentes quando tomadas em conjunto para que possamos considerar a oração do Senhor, a oração de Seus discípulos e a presença do Espírito Santo como os principais temas que Lucas escolheu enfatizar.

RENO, R. R. (General Editor) (2012).Series Preface. In JEFFREY, David L. LUKE (p.4–5). Grand Rapids, MI: Brazos Press. Brazos Theological Commentary on the Bible.


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Cristão Protestante, Servo de Cristo,Missionário e estudante de Teologia. Estudou Curso Bíblico e Teológico no CEIBEL, Teologia Pastoral e Missiologia pelo Seminário Teológico Nacional, Bacharel em Teologia pela Universidade da Bíblia, e Teologia Reformada na FATERGE - Faculdade de Teologia Reformada de Genebra.

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