Inhambupe: Veja a entrevista com a Professora Rita de Cassia, candidata a Secretária de Educação do Município - Se Liga na Informação





Inhambupe: Veja a entrevista com a Professora Rita de Cassia, candidata a Secretária de Educação do Município

Compartilhar isso


De forma inédita, o município de Inhambupe (nordeste do Estado), com mais de 40 mil habitantes, terá a futura Secretária Municipal de Educação eleita pelo voto direto dos profissionais e demais servidores das 41 escolas do município. A Gestão Democrática para a pasta foi um compromisso do gestor municipal e mantido após sua reeleição. Será uma ação histórica desde quando houve a criação Seduc.


 O Portal Se Liga na Informação realizou uma entrevista exclusiva com a candidata a Secretária de Educação, Rita de Cássia

 

·      Quem é a candidata Rita de Cássia?

Sou Rita de Cássia Silva e Santos e Santos natural da Cidade de Itabuna Bahia e residente em Inhambupe há aproximadamente 35 anos, sou a 2ª filha de 04 irmãos do Casal João da Redenção e dona Vilneide. Sou casada, tenho (02) dois filhos, 01 neto e sempre considerei essencial a preservação dos princípios familiares ensinados sabiamente por meus pais que foram  mestres na arte de educar e preparar cada filho para a vida..

 

·     Como iniciou sua trajetória na Educação?

Assim, o meu encantamento pela educação foi fruto da valorização e  confiança que meus pais tinham no poder transformador de um educador para a sociedade. Desta forma, iniciei minha trajetória educacional no ano de 1986 sendo formada em Magistério, o que me proporcionou atuar como Professora em instituições privadas e no Senac ministrando aulas para Cursos Técnicos. Em seguida, recebi o convite e atuei como Diretora do Colégio Municipal Ponte Real, após o termino da Gestão atuei como Docente na Creche Municipal Arlete Magalhães, retornando após a Gestão para Vice Direção retornando ao Colégio Ponte Real.

Em 2005 fui Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia. Logo após, concluindo em 2009 a minha 1ª Pós Graduação em Gestão de Pessoas com Ênfase em Consultoria. A 2º Pós concluir em 2011 em Psicopedagogia Institucional e Clinica e em 2013 concluir a 3ª Pós Graduação em História e Cultura Afro Brasileiro. Tenho formações em outros cursos de aperfeiçoamento e extensão concluídos em instituições privadas, a exemplo a formação Continuada em Educação Inclusiva, além de outros ofertados pela Secretaria de Educação, como o Curso de Educação Ambiental e Educação Saudável e o Pro Letramento que o foco é alfabetização e Linguagem e curso de Gestão Administrativa pelo município de Alagoinhas.


  ·     Conte-nos um pouco sobre a sua experiência em Sala de Aula?

Todas as formações supracitadas foram conquistadas ao longo da minha trajetória profissional na rede de ensino de Inhambupe e da Cidade de Alagoinhas, a qual fui premiada em 2009/2010 como Professora Qualidade Total por minha atuação em sala de aula. Em se tratando de Sala de Aula já atuei em todas as Modalidades de Ensino na Educação Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas-EPJAI.


 ·     Qual a importância da interação da Secretaria de Educação com o professor?

A minha trajetória profissional é uma das realizações mais significativas que almejei em minha vida, pois fruto da minha atuação em instituições de ensino mencionadas anteriormente, tenho o reconhecimento de todas as contribuições que conseguir concretizar para os profissionais que estão inseridos no contexto escolar. Sendo assim, tenho total consideração e respeito pelo Professor que se encontra em atuação na zona urbana e escolas do campo, assim como os Auxiliares de ensino que muito contribuem para o ensino aprendizagem dos discentes.

 

  • Além dos professores, qual a importância dos demais servidores para o processo de melhoria da educação?

Além disso, sempre considerei os profissionais de apoio no sentido da fundamental contribuição que trás para a educação no cuidado e preparação da merenda, pelas merendeiras, pela limpeza e organização do espaço pelos profissionais de apoio, por termos segurança e confiança nos porteiros, assim como os Secretários Escolares, Agentes Administrativos e demais servidores que são o elo para a transformação da nossa educação que deverá ser garantida de forma pública, inclusiva e de qualidade.



  • Sendo eleita Secretária Municipal de Educação. O que os professores e toda a comunidade escolar podem esperar de Rita de Cássia? 

Os Professores da Rede Municipal de Ensino me concedendo a oportunidade de ser eleita Secretária de Educação podem ter a certeza e confiança que estarei honrando cada um que demonstrou apoio e votar em.mim, além disso estarei me esforçando ao máximo para que todos sejam valorizados, tenham formação continuada na modalidade de ensino a qual exerce a docência e juntos possamos contribuir para atendermos as demandas dos nossos alunos inseridos na rede.


  •        MENSAGEM AOS SERVIDORES, ALUNOS, PAIS E RESPONSÁVEIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CANDIDATA RITA DE CÁSSIA A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO:

Caros Professores, Auxiliares de Classe, Profissionais de Apoio, Merendeiras, Porteiros, vigias, Secretários e Secretárias Escolares e demais servidores e comunidade escolar,

A educação pública, inclusiva e de qualidade que tanto desejamos se torna uma realidade quando nos disponibilizamos a contribuir de forma responsável e comprometida, vivencio na minha rotina profissional os desafios que ainda precisamos enfrentar para a transformação da nossa educação, a qual juramos em nossas formações acadêmicas garantir aos nossos alunos e alunas. A Parceria Familia x Escola é uma das ações fundamentais para termos sucesso na nova prática educacional, por esta razão que aceitei o convite para em parceria com todos construir uma rede de apoio para atendermos as demandas dos nossos alunos, pais e responsáveis. A minha maior prioridade é acima de tudo valorizar cada profissional na sua respectiva função, como já desenvolvo com os profissionais que atualmente trabalho, não existem fatores que impossibilitem a realização quando a ação é abraçada por todos os servidores que estão diretamente atuando nas nossas escolas, com esta certeza que me coloco a disposição para juntos contribuirmos para educação que verdadeiramente queremos. Meu respeito e gratidão e conto com o apoio e voto para Secretária de Educação.

Na oportunidade externo a todos votos de respeito e consideração!

Rita de Cássia Silva Santos e Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário